FUNDENOR vence licitação e reforça atuação em biomas florestais
- Atualizado em 23/04/2025 10:57
  • Divulgação

    Divulgação

  • Divulgação

    Divulgação

  • Divulgação

    Divulgação


A Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional – FUNDENOR, que em 2025 celebra 55 anos de atuação em prol do desenvolvimento regional, foi a vencedora de uma licitação nacional para realizar a análise de 13 mil amostras de solo em biomas florestais das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país. O laboratório de solos da instituição, reconhecido pela sua excelência e certificado pela EMBRAPA, será responsável por executar os exames, que terão duração prevista de 18 meses.

O trabalho faz parte do projeto IFN – “Informações Florestais para uma Gestão Orientada à Conservação e Valorização dos Recursos Florestais do Brasil pelos Setores Público e Privado”. A FUNDENOR foi contratada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), organismo internacional que atua em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB/MMA) e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na implementação do projeto.

O Inventário Florestal Nacional é o principal levantamento de dados de campo sobre os recursos florestais do país, sendo essencial para o monitoramento contínuo e a proteção dos biomas brasileiros. Utilizando técnicas de amostragem, o inventário fornece informações fundamentais para a formulação de políticas públicas, o uso sustentável, a recuperação e a conservação das florestas. Atualmente, 55% do território nacional é coberto por florestas, o que faz do Brasil o detentor da maior extensão de florestas tropicais do mundo.

Esta é a segunda vez que a FUNDENOR participa do Inventário Florestal Nacional. Em 2014, a instituição também foi contratada por meio de licitação promovida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), quando analisou 10 mil amostras no âmbito do projeto “Fortalecimento da Política Nacional e Quadro de Conhecimentos em Apoio à Gestão Sustentável dos Recursos Florestais do Brasil”.

Com duas décadas consecutivas de reconhecimento, o laboratório de solos da FUNDENOR possui o Certificado de Excelência da EMBRAPA, que o classifica entre os melhores do Brasil.

Para o presidente da Fundação, Gilberto de Souza Manhães, a conquista reforça a confiança na qualidade do trabalho realizado pela instituição. “Este trabalho confirma a qualidade e a credibilidade do laboratório em nível nacional, o qual se alinha à própria história da Fundação, que por meio século disponibiliza aos produtores do Norte e Noroeste Fluminense a sua estrutura laboratorial de análises de fertilidade dos solos”, afirmou. “A Fundação disponibiliza um instrumento para o desenvolvimento agrícola regional e de todo o país”, concluiu.

Segundo o chefe dos Laboratórios, Maurício Dias, e a técnica de operações, Aline Carla Gil, as amostras já estão sendo recebidas de acordo com o cronograma do IICA, e serão submetidas a análises de fertilidade (química) e de densidade (física). Eles explicam que o trabalho de excelência realizado pelo laboratório beneficia produtores do Norte e Noroeste Fluminense, de outros municípios do Estado do Rio de Janeiro e de diversas regiões do país.

Os técnicos destacam que a análise de solo é uma ferramenta essencial para o agrônomo, pois permite avaliar a necessidade de correções e o uso adequado de fertilizantes em diferentes culturas, como grãos, pastagens, fruticultura e reflorestamento. “O objetivo é orientar o produtor, promovendo maior produtividade, redução de custos e geração de riqueza, trabalho e renda”, afirmam.
Fonte: Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS