Cine Darcy: programação que vai de documentário ao clássico 'O Gabinete do Dr. Caligari'
Dora Paula Paes 15/06/2026 15:25 - Atualizado em 15/06/2026 15:25
"O Agente Secreto"
"O Agente Secreto" / Foto: Divulgação/Vitrine Filmes
Tem muito cinema no Cine Darcy Ribeiro, na Uenf, e o melhor: de graça. A programação de junho reúne documentários, produções nacionais premiadas e clássicos do cinema mundial, com algumas sessões seguidas de debates. Já nesta quarta-feira (17), às 19h, será exibido o documentário "Comida de Mentira" (2025), dirigido por Rafael Mellim. Após a sessão, haverá um debate sobre o filme e sua crítica ao sistema de produção de alimentos ultraprocessados, além da valorização da agricultura familiar.

Na sexta-feira (19), em comemoração ao Dia Nacional do Cinema, o Cine Darcy abre as portas para a exibição do premiado longa-metragem "O Agente Secreto" (2025), de Kleber Mendonça Filho. A sessão acontece às 10h e contará com a participação dos integrantes do projeto de extensão "Juventudes, Território e Universidade: Caminhos para o Ensino Superior no Norte Fluminense", coordenado pela professora Wania Amélia Belchior.

O filme acumula reconhecimento internacional, incluindo quatro indicações ao Oscar 2026: Melhor Filme Internacional, Melhor Filme, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Direção de Elenco. A obra também foi aplaudida por 13 minutos no Festival de Cannes de 2025, onde conquistou os prêmios de Melhor Direção e o Prêmio FIPRESCI, concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema. Além disso, recebeu duas premiações na 83ª edição do Globo de Ouro: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator de Drama.

A programação do mês será encerrada em 24 de junho com a sessão "Máquina do Tempo", dedicada a clássicos que marcaram a história do cinema. A partir das 19h, será exibido o suspense "O Gabinete do Dr. Caligari" (1920), dirigido por Robert Wiene.

Considerado um marco do expressionismo alemão, o filme revolucionou a linguagem cinematográfica. A trama acompanha o misterioso hipnotizador Dr. Caligari e o sonâmbulo Cesare, que estaria adormecido há 23 anos e obedece a todas as suas ordens.

Para ampliar a participação do público, os ingressos para todas as sessões podem ser retirados gratuitamente pela plataforma Sympla.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS