Campos, SJB e SFI abrem programações para quatro dias intensos de Carnaval
Dora Paula Paes - Atualizado em 14/02/2026 06:35
Congos será a primeira escola a desfilar no domingo em SJB
Congos será a primeira escola a desfilar no domingo em SJB / Divulgação
A programação do Carnaval no litoral de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana está pronta para quatro dias intensos de folia. A praia de Farol de São Tomé, em Campos, terá shows no palco da Marinha e tardes de arrasta de trio elétricos durante todos os dias.

O Palco Marinha recebe atrações noturnas sempre às 22h. No sábado (14), Nágella; domingo (15), Vem Para Sambar; segunda (16), Copo Cheio; e terça (17), a apresentação do grupo Só Marrento. Já no comando dos trios elétricos, sempre às 15h, no Circuito Dom Américo, tem Apollo (14), Jack Fies (15), Nelson Príncipe Negro (16) e Paulinho Badaloka (17).

As crianças também vão aproveitar o Carnaval no Farol. A Tenda Cultural tem uma programação especifica de matinês, shows e oficinas, nos quatro dias de folia, sempre às 15h. No Hotel Garoupas, Gerson Jones anima o carnaval do dia 14 até o dia 17, sempre às 19h.
Circuito de trio elétrico no Farol
Circuito de trio elétrico no Farol / Divulgação
Em Lagoa de Cima, também tem shows e eles acontecem às 22h: no sábado (14), tem Promessa do Samba; no domingo (15), Energia Universitária e Samba.com; na segunda (16), Cauã Lima e na terça de Carnaval, Savana Rocha.
São Francisco com shows nas seis praias

Em São Francisco de Itabapoana a programação também está recheada com os mais tradicionais eventos. No total são 25 shows distribuídos por seis praias, sempre às 23h, em Barra do Itabapoana, Manguinhos, Guaxindiba, Sossego, Santa Clara e Gargaú. Haverá espaço também para a criançada. São nove matinês durante os dias de folia em diversos pontos do litoral.
Igor Saliência no Carnaval de SFI
Igor Saliência no Carnaval de SFI / Reprodução
Em Santa Clara, por exemplo, tem Gil Paixão, no sábado; Igor Saliência, no domingo; Me Puxa, no domingo; Naldinho, na segunda e Lud Rocha, no último dia de Carnaval.

Desfiles dos Congos e Chinês são os mais aguardados na folia de SJB

A contagem também é regressiva para o considerado o maior Carnaval do interior do Rio, em São João da Barra. Com uma programação especial na “Melhor da Folia”, o Carnaval no município é famoso pelos desfiles das escolas de Samba Congos e Chinês, além da Vila Imperial e o Bloco dos Indianos. A passagem dos blocos, arrastando multidões, é outro atrativo nos dias de folia, na Avenida do Samba, montada na Rua Joaquim Thomaz de Aquino.
Mas a festa não se limita ao centro da cidade. A programação também garante animação em outras localidades do município, como Atafona, Grussaí, Barcelos e Açu, com atividades para todas as idades, desde matinês infantis até shows noturnos e apresentações de blocos. A proposta da Prefeitura é mais uma vez descentralizar o Carnaval e levar a alegria para diferentes pontos, reforçando a tradição carnavalesca que marca o encerramento da alta temporada sanjoanense.
A escola de samba Congos será a primeira a entrar na avenida. A ordem dos desfiles foi sorteada. O Congos entra na Avenida do Samba no domingo (15), às 21h, e fecha os desfiles na terça-feira (17), às 22h30. Por sua vez, Chinês desfila no domingo, às 22h30, e na terça-feira, às 21h.

Na segunda-feira de Carnaval, o bloco Os Indianos desfila às 21h e a Vila Imperial às 22h. Para a preparar as escolas, o município de São João da Barra chegou a liberar uma verba de quase R$ 1 milhão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS