Prefeitura aguarda liberação de verba para obra do Horto e Morro do Itaoca
Gabriel Torres - Atualizado em 14/02/2026 06:32
Horto Municipal de Campos
Horto Municipal de Campos / Foto: Rodrigo Silveira
O Morro do Itaoca e o Horto Municipal, importantes pontos turísticos e áreas verdes de Campos, vão passar por processos de revitalização neste ano. Segundo a secretaria de Obras, os projetos estão prontos e aguardam a liberação dos recursos pela Caixa Econômica Federal, referentes à emenda parlamentar destinada pelo deputado Caio Vianna (PDT). O início das obras está previsto para o final de fevereiro.
De acordo com a Prefeitura de Campos, o início das obras depende da liberação dos recursos pela Caixa. Dos R$ 2,2 milhões destinados, o Horto foi contemplado com cerca de R$ 500 mil e o restante será direcionado às melhorias no Morro do Itaoca, onde a intervenção é considerada mais complexa. Na última semana, o Horto recebeu a visita do secretário de Obras, Fábio Ribeiro, e da secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro.
Embora o projeto preparado pela Prefeitura não tenha sido divulgado, os secretários revelaram alguns pontos que devem receber atenção durante a revitalização. No Horto, a primeira fase da obra vai acontecer na parte administrativa, a fim de dar maior conforto aos funcionários. Além disso, há possibilidade de criação de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
Já no Morro do Itaoca, destino de visitantes e esportistas desde do ciclismo ao voo livre, a pista de acesso e a pista de pouso são alguns dos pontos a receber intervenção. Popularmente conhecido como “Morro do Rato”, o ponto turístico fica localizado a cerca de 14 km do centro de Campos, é o ponto mais alto do município com cerca de 400 metros de altitude e faz parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA).
Morro do Itaoca
Morro do Itaoca / Foto: Rodrigo Silveira
O guia turístico Enos Gama Júnior, conhecido como Tubarão do Imbé, que orienta visitantes em passeios ao Morro do Itaoca, analisou os planos da Prefeitura para o local e fez ressalvas. Ele acredita que a reforma da estrutura no cume do morro pode encontrar entraves futuros, como por exemplo a dificuldade em levar água até este ponto mais alto. Na opinião de Enos, seria mais vantajoso revitalizar a estrutura na base, colocando iluminação que vá pela estrada até o cume.
“Eu acho que seria mais viável eles revitalizarem o que já tem lá na base do morro, no portal. Já tem o banheiro, já tem tudo. É mais fácil resolver o problema da água abrindo um poço artesiano, essas coisas. Porque vai fazer a revitalização e, depois, como fica a manutenção? A Prefeitura não dá conta nem de fazer a capina do acesso ao cume, que é pela estrada”, disse o guia turístico.
A revitalização dos pontos turísticos tem sido articulada desde 2023, quando o deputado federal Caio Vianna apresentou o projeto ao Ministério do Turismo e o prefeito Wladimir Garotinho assinou o convênio com a Caixa. Os recursos destinados pelo parlamentar campista só são liberados após trâmites burocráticos e o envio dos projetos, orçamentos, cronograma, certidões e demais itens que a instituição financeira cobra para análise.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS