Divulgação Secom-SFI
O projeto “AdoleScER com o Cinema” realizou uma série de atividades para o encerramento de 2025, em um percurso entre Manguinhos e Sossego, no município de São Francisco do Itabapoana. A iniciativa, articulada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), de Campos, levou alunos e membros da equipe a um sítio arqueológico, passou por ações ambientais e terminou em banho de mar e na exibição do filme produzido pelos participantes.
O roteiro do dia incluiu visita guiada ao sítio arqueológico de Manguinhos, com explicações sobre a história da colonização local e a diversidade dos biomas da região. No manguezal, houve uma aula prática de ciências que relacionou fauna e flora às práticas de conservação e à importância do cuidado ambiental. O ponto de chegada foi a praia, onde as crianças tiveram seu primeiro contato com o mar.
A programação teve uma sessão do filme “O Lugar Mais Bonito do Mundo”, produção dos estudantes do projeto, que reuniu as famílias dos participantes. O filme acompanha um grupo de crianças que registra, em documentário, o cotidiano da própria comunidade, mas, às vésperas da estreia, o processo criativo foi interrompido quando uma das realizadoras enfrenta uma crise de ansiedade.
Durante a visita solidária das colegas, surgiu a ideia de reinventar o projeto e transformá-lo em um filme de ficção, no qual criaturas monstruosas passam a roubar a memória do lugar. Ao investigar a origem desses seres, as crianças iniciam um mergulho na história coletiva do território. O filme conta com edição de João Marvila, da Gerência de Produção de Conteúdos Educacionais Digitais da Seduct.