A Academia Campista de Letras será palco, nos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto de 2025, do Ciclo de Conferências Folha Seca – Memórias do Futebol Campista, iniciativa que pretende resgatar e valorizar a rica trajetória dos clubes de futebol de Campos dos Goytacazes. Sob coordenação do acadêmico Wellington Cordeiro e supervisão geral do acadêmico e presidente da ACL, Ronaldo Junior, o evento contará com mesas temáticas dedicadas aos quatro grandes clubes da cidade: Americano, Goytacaz, Rio Branco e Campos Atlético Associação.
O nome do ciclo presta homenagem a um dos maiores ídolos do futebol brasileiro: o campista Waldir Pereira, o Didi, inventor do chute “folha seca” e campeão das Copas do Mundo de 1958 e 1962 pela Seleção Brasileira. Considerado pela FIFA o melhor jogador da Copa de 1958 e eleito pela IFFHS como o 7º maior jogador brasileiro do século XX, Didi também entrou para a história como autor do primeiro gol do Maracanã, sendo mundialmente conhecido como “Mr. Football”.
Durante o evento, haverá uma homenagem póstuma ao escritor campista Péris Ribeiro, autor da biografia Didi, o Gênio da Folha-seca, falecido recentemente. A obra, atualmente em sua terceira edição, é considerada uma das principais referências sobre a vida e a carreira do craque campista.
Além de reverenciar personalidades e episódios marcantes do esporte local, o seminário busca fomentar o debate sobre o papel do futebol na formação cultural e identitária da cidade. “Trata-se de reconhecer o futebol como um patrimônio imaterial campista, que une bairros, famílias e gerações inteiras em torno de paixões, memórias e sonhos”, destaca Wellington Cordeiro.
As mesas reunirão jornalistas, escritores, ex-jogadores e pesquisadores, sempre às quartas-feiras, a partir das 18h30, na sede da Academia Campista de Letras. A entrada é gratuita, e o evento é voltado a torcedores, historiadores, estudantes, cronistas esportivos e todos os apaixonados pelo futebol campista. Confira a programação:
Programação do Ciclo de Conferências Folha Seca:
06 de agosto – “Americano, Americano, eu me orgulho em ser seu torcedor” •Participantes: Cássio Peixoto (jornalista e escritor), Matheus Berriel (jornalista), Magno Prisco (escritor, jornalista e ex-jogador)
13 de agosto – “Campos Atlético, campeão do meu coração” •Participantes: Gabriel Torres (jornalista), Paulo Renato Porto (jornalista), Márcio de Aquino (escritor)
20 de agosto – “Sou Goytacaz, sou Goytacaz até morrer” •Participantes: Leo Púglia (jornalista e radialista), Rhyan Souza (jornalista e narrador), Leandro Nunes (jornalista)
27 de agosto – “Sou Rio Branco, um clube que tem glória e tradição” •Participantes: Arnaldo Garcia (radialista e comentarista esportivo), João Pimentel (pesquisador), Dermeval Manhães (ex-jogador).