Participação de instituições na Bienal do Livro de Campos repercute
Dora Paula Paes - Atualizado em 10/06/2025 19:23
Divulgação
A participação de instituições da cidade na 12ª Bienal do Livro de Campos ainda repercute. A Associação de Amigos de Ao Livro Verde (Asalve) e do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG) falam da movimentação no seu estande, principalmente do apoio da escritora Mary Del Priori ao movimento SOS Ao Livro Verde. O mesmo ocorreu com a Faculdade de Medicina de Campos, que teve quatro professores lançando livros no evento literário que chegou ao fim no domingo (8), após 10 dias intensos de mergulho nas letras.
Presidente do IHGCG, Adelfran Lacerda também destaca o lançamento do Livro "Dom Antônio de Castro Mayer e o Legado Tradicionalista em Campos" do Professor, Pesquisador, Historiador e Doutor em Ciências da Religião pela Universidade de Laval (Canadá) e Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG), Vinícius Couzzi Mérida, no sábado (7).
Divulgação
Ainda segundo Lacerda, a consagrada historiadora e escritora Mary del Priori, uma das convidadas da Bienal, também manifestou o seu entusiástico e apoio formal à Campanha SOS Ao Livro Verde ao visitar o stand da Asalve e do IHGCG.
Lançamentos da FMC - Quanto as obras dos professores da Faculdade de Medicina de Campos, o professor Nélio Artiles apresentou “Cuidar & Amar: crônicas sobre o sentir e o ser”, uma coletânea sensível que convida à reflexão sobre a experiência humana. Já o professor Wilson Heidenfelder, lançou “IA e EU – Quando o celular 'media' nossas relações”, obra que propõe uma análise atual e provocadora sobre os impactos da tecnologia nas interações humanas.
Na Bienal, o professor Valdebrando Lemos levou ao público “Primeiras Poesias e Causos Médicos”, obra na qual ele mescla lirismo e vivências da prática médica com leveza e autenticidade. A professora Wanda Teresinha Vasconcelos apresentou “Contos e Causos Fluminenses em Verso e Prosa”, que celebra a cultura e as histórias do interior do estado do Rio de Janeiro.
Divulgaçãp/assessoria da FMC

A FMC promoveu ainda uma mesa-redonda: “Narrativas Médicas: ouvir a história do paciente e curá-lo”. O debate contou com a participação dos professores Nélio Artiles Freitas e Kathelyn Cordeiro, sob a mediação do Diretor-Geral da FMC, Prof. Edilbert Pellegrini. Já encerrando, teve mesas com o professor César Ronald. O profissional emocionou o público com um depoimento impactante, no qual compartilhou uma experiência marcante da sua trajetória na relação médico-paciente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS