'O Menino da Pipa Avoada' é conexão com Campos em curta-metragem
Dora Paula Paes - Atualizado em 07/05/2025 08:22
Divulgação
O direito ao lúdico e à brincadeira para crianças que, muitas vezes, são privadas dessas experiências. É com premissa que o conto do escritor Adriano Moura pula para o audiovisual no curta-metragem “O Menino da Pipa Avoada”. A história gira em torno do personagem do ator Pedro Alves da Silva,de 11 anos, e sua mãe, interpretada por Liana Velasco, dentro da história que se passa em um canavial, uma cultura tão típica da planície goytacá, às margens do asfalto das rodovias.

A produção é totalmente campista, desde os atores, cenários, com direção de Fernando Rossi. No momento, o filme está em fase de edição e vai ganhar espaço na tela em setembro.

A história é uma adaptação do conto “Pipa Avoada” do livro “Invisíveis” de Moura. O trabalho é contemplado com a Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura.

O curta é o segundo projeto de Rossi com Moura, na tela grande. Os dois se aventuraram na produção de outro conto, “O Homem do Cachorro”, um sucesso com a chancela da dupla. Inclusive, premiado no RIBA Cine - Festival de Cinema de Rio Bonito em 2022, como melhor filme, júri popular e melhor roteiro adaptado por Rodri Mendes, que volta com a parceria neste novo trabalho.

“O conto explora a história de uma trabalhadora rural que encontra uma pipa na estrada e a leva para seu filho pequeno, que vive em uma casa próxima a uma rodovia. Ele ilustra as aventuras e desafios enfrentados pelos personagens em meio a um cenário repleto de perigos entre o direito ao lúdico e à brincadeira”, revela Rossi, parte da sinopse.
Divulgação

Segundo Rossi, a realização deste projeto não apenas homenageará o autor, Adriano Moura, mas também oferecerá à comunidade uma oportunidade única de se conectar com uma história profundamente enraizada na região.

Para as filmagens, atores e equipe técnica usaram como locações o Colégio Agrícola (em Guarus), área da Usina Santa Cruz e a estrada que liga as localidades de Lagoa de Cima e Rio Preto. Na área urbana, a Santa Paciência Casa Criativa.

“Uma grande aventura, com imagens que representam muito bem o interior de Campos”, destaca o diretor, principalmente, em um momento em Campos terá em agosto seu primeiro Festival Internacional Goytacá de Cinema, mas uma porta que será aberta para o cinema no município.

O elenco é todo campista. Além de Liana e Pedro, a direção de fotografia é do ator campista, hoje trabalhando com Audiovisual, Robson Maia.
Ficha técnica:
Elenco - Liana Velasco,Pedro Alves da Silva, Thiago Campista, Bernardo Marins, Ariel Barreto, Isís Silva, Letícia Sardinha, Arnaldo Zeus, Lucas Machado, Luciana Rossi, Nathan Silva, Valdinei Mendes, Clara Abreu, João Velasco, Rubens Manfredo
Produção - Luciana Rossi
Direção de Arte - Vanderlei Machado
Adaptação e Preparação de Elenco - Rodri Mendes
Assistentes - Clara Abreu e Nathan Silva
Trilha Sonora - Matheus Nicolau e Dalton Freire
Apoio - Vânia Navarro, Paula Sardinha e Gabriel Campista
Direçåo de Fotografía - Robson Maia
Técnico de Áudio - Rafael Mentges
Direção - Fernando RossiProdutora Executiva - Aucilene Freitas
Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS