'Ainda estou aqui' vence Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional
Ingrid Silva 03/03/2025 00:17 - Atualizado em 03/03/2025 00:47
Ainda Estou Aqui
Ainda Estou Aqui / Alile Dara Onawal
Em dia histórico para o Brasil com três indicações ao Oscar através de “Ainda estou aqui”, o país pôde se vangloriar do prêmio de Melhor Filme Internacional no final da noite deste domingo de Carnaval (2). Walter Salles, diretor do longa, dedicou o prêmio para a Eunice Paiva, além de dedicar também a Fernanda Torres e a Fernanda Montenegro por interpretá-la. Este foi o primeiro Oscar da história do cinema brasileiro. A produção brasileira também disputou pelas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz (Fernanda Torres), mas quem ganhou em ambas foi "Anora", com a atriz Mikey Madison.
Walter Salles recebe Oscar de melhor filme internacional por 'Ainda estou aqui'
Walter Salles recebe Oscar de melhor filme internacional por 'Ainda estou aqui' / Chris Pizzello/AP
Salles também citou, em seu discurso, os nomes de Tom Bernard e de Michael Baker, executivos da Sony Pictures Classic, principal produtora internacional do filme. Dirigido por Walter Salles, "Ainda Estou Aqui" disputava o troféu com "A garota da agulha" (Dinamarca), "Emilia Pérez" (França), "A semente do fruto sagrado" (Alemanha) e "Flow" (Letônia). A categoria foi anunciada pela atriz Penélope Cruz. E, na segunda categoria em que o Brasil foi indicado, Fernanda Torres não levou o prêmio para casa. Quem levou foi a atriz norte-americana Mikey Madison, por sua performance no filme "Anora". 
O longa conta a história real de Eunice Paiva (papel de Fernanda Torres), advogada e ativista que passou 40 anos procurando a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello). O ex-deputado federal foi assassinado durante a ditadura militar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS