Poeta e escritor, Ronaldo Junior estreia blog literário no Folha 1
Matheus Berriel - Atualizado em 19/01/2022 09:11
Ronaldo é membro da Academia Campista de Letras
Ronaldo é membro da Academia Campista de Letras / Reprodução-Facebook
O jovem escritor e poeta Ronaldo Junior estreará no próximo sábado (22) seu blog “Extravio”, hospedado no Folha1. Carioca radicado em Campos, ele publicará no espaço vários textos da sua vasta produção, passeando por diferentes gêneros da literatura. Com apenas 25 anos, Ronaldo é bacharel em direito, estudante de letras no Instituto Federal Fluminense (IFF) e membro de três entidades literárias: Academia Campista de Letras (ACL), Academia Pedralva Letras e Artes, e Academia de Letras do Brasil — seção Campos. Em 2020, foi vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura (Comcultura) de Campos. Inicialmente, suas publicações acontecerão todos os sábados.
— O nome do blog, “Extravio”, parte da noção de que, entre as ideias que se extraviam pelos dias, as palavras são um retrato do cotidiano. Pretendo publicar textos literários em gêneros como conto, crônica e prosa poética — afirma o autor. — O motivo parte da inquietação sobre o cotidiano, sobre percepções possíveis acerca dos acontecimentos da vida. Acho importante ter um olhar literário, poético e crítico sobre a realidade e o gosto das provocações que a existência proporciona. Algo inspirado nos versos do Belchior: “A minha alucinação é suportar o dia a dia / E meu delírio é a experiência com coisas reais” — enfatiza.
Exemplos da proposta de Ronaldo já foram apresentados em seus dois livros publicados: “O verso sou eu - Antologia de sentimentos”, de 2016, e “Muros impalpáveis - Recorte poético da cidade de Campos”, de 2021. Também no ano passado, ele participou do e-book coletivo “Meu amigo bicho”.
— Na minha opinião, consigo explorar o meu olhar com mais facilidade no texto literário, pois, apesar de eu ter compromisso com acontecimentos, consigo ter flexibilidade linguística e melhor manejo dos meus pensamentos pouco lineares, o que possibilita um uso mais amplo das entrelinhas para provocar o leitor a refletir — enfatiza Ronaldo Junior. — Além disso, acredito que um outro motivo para a criação do blog é o estímulo criativo. Escrever periodicamente cria um compromisso e aguça o olhar para tudo que pode ser assunto de um texto. Gosto desse compromisso com a escrita. Então, o blog acaba sendo uma ótima oportunidade para passear pelos gêneros e trazer relatos cotidianos, contos ficcionais e até poemas em prosa reflexivos — finaliza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS