Livro de Péris Ribeiro e Elso Venâncio será lançado no Rio de Janeiro
Saulo Pessanha - Atualizado em 22/05/2026 09:32
O livro "Mensagens da Bola...", escrito pelo saudoso jornalista e escritor Péris Ribeiro, em parceria com o radialista Elso Venâncio, será lançado no Rio de Janeiro, na Casa de Machado de Assis, no Cosme Velho, na próxima segunda-feira (25).

O livro reúne crônicas, causos e memórias sobre grandes personagens do futebol. A obra foca em histórias de bastidores e relatos marcantes de ícones do esporte.
Com prefácio de Zico, o livro reúne 32 textos, divididos igualmente entre os autores, e aborda histórias do futebol brasileiro e dos bastidores da imprensa esportiva. A publicação também traz depoimentos de jornalistas como Paulo César Vasconcelos, Cahê Mota e Eraldo Leite.

A proposta da obra é transformar em registro impresso histórias publicadas originalmente no ambiente digital. O conteúdo revisita momentos ligados ao Santos dos anos 1960, à Seleção Brasileira de 1970 e a personagens do futebol e da comunicação esportiva.

— A ideia surgiu da repercussão das crônicas no Museu da Pelada, um espaço que trabalha para valorizar e preservar a memória do ex-jogador. O livro é a história do futebol brasileiro contada por meio dos personagens que a construíram, tanto nos gramados quanto na imprensa — afirmou Elso Venâncio.

Entre os personagens retratados na obra estão Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo e Diego Maradona. O livro também aborda nomes da crônica esportiva, como João Saldanha, Armando Nogueira e José Carlos Araújo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Saulo Pessanha

    [email protected]