Motorista de taxi muito conhecido e querido em Campos, com ponto na Av. 7 de Setembro, Zezinho do Taxi levou para Brasília, nos anos 70, um presente dos nossos usineiros para o então ministro da Agricultura, Antônio Delim Neto.
O presente foi nada menos que um Ford Landau LTD, zero km, adquirido na Santo Amaro Automóveis, concessionária da marca na cidade, e que tinha o comando do empresário Amaro Gimenes.
Falecido em agosto de 2024, Delfim Neto, à época em que exercia o cargo de ministro da Agricultura, mantinha boas relações com lideranças do setor açucareiro da região.
Assim é que ficou conhecida a história do presente que Delfim recebeu da Cooperativa dos Usineiros de Campos em 1979.
VIAGEM INESQUECÍVEL
O carro foi levado a Brasília para ser entregue a um assessor de Delfim Neto por Zezinho. E ele deu conta da tarefa, no que chamou de “viagem inesquecível”.
Zezinho saiu de Campos às 3h15 da madrugada de uma sexta-feira. Deveria pernoitar em Sete Lagoas (MG) e depois seguir para Brasília. O compromisso era entregar o carro no sábado.
Mas Zezinho tocou direto, de tanto que gostou do Landau. Às 18h30 do mesmo dia já estava em Brasília, antecipando a entrega ao deputado federal Oséias Cardoso, que recebeu o veículo para passá-lo a Delfim
A volta de Zezinho para Campos foi de avião, passagem paga pelos usineiros, claro.
MILAGRE ECONÔMICO
O Landau foi um dos muitos presentes recebidos por Delfim, influente economista, com papel fundamental para o chamado “milagre econômico”.
Delfim Neto também foi ministro da Fazenda e gostava de dizer:
— Primeiro temos de fazer o bolo crescer para depois distribuí-lo.
Delfim defendia a prioridade dos investimentos em infraestrutura e na industrialização do país.
Zezinho, pessoa gentil, prestativa, faleceu ano passado. Foi o motorista de taxi com mais tempo de atividade em Campos. O nome dele de batismo era José Jorge.
— Não tenho sobrenome. A minha mãe não quis colocar no registro — justificava.