"Protagonismo na Deficiência Visual" e Aniversário de 10 anos da ARNF/RC
Na próxima quarta-feira (21), das 9h às 17h, a Associação de Retinopatia Norte Fluminense / Retina Campos (ARNF/RC) promoverá o evento “Protagonismo na Deficiência Visual” em comemoração dos 10 anos da entidade. O evento será realizado na Prefeitura de Campos e conta com vasta programação.
O evento conta com apoio da Prefeitura de Campos, Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Retina Brasil, Hillo Dental, Ótica Cambuí e Astellas.
A ARNF/RC é uma associação não governamental, sem fins lucrativos, formada para incentivar pesquisas, dar apoio, suporte, informações aos pacientes com doenças da degenerativas de retina, familiares amigos e profissionais da saúde possibilitando aos associados oportunidade de se relacionarem com outras pessoas trocando experiências construindo uma vida plena. Com foco principal nas doenças raras e hereditárias de retina (DHR), como Retinose Pigmentar, Doenças de Stargardt, Amaurose Congênita de Leber e várias outras. Também enfatizamos as doenças comuns principalmente, DMRI, Edema Macular Diabético, Retinopatia Diabética, EMAP e glaucoma. Enfim, acolhemos toda e qualquer doença visual.
Nosso campo de abrangência: Região Norte, Noroeste, Baixada e Região dos Lagos como: Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Macaé, Itaperuna, Natividade, São Fidelis, Cambuci, São Francisco do Itabapoana, Italva, S. J. Da Barra e outros.
A programação consta de ciclo de palestras sobre oftalmologia, inclusão, acessibilidade, direitos, turismo de aventura da pessoa com deficiência visual e as tecnologias atuais e futuras no tratamento.
Contaremos com a presença de oftalmologistas pesquisadores oriundos do Rio de Janeiro e Belo Horizonte como Dra. Rosane Resende e Dra. Fernanda Belga Otoni Porto. Esse ano teremos palestra exclusiva para médicos: Comunicação entre médicos onde será abordado patologias como DHR, DMRI, GA, EMAP e DOT.
Finalizaremos com uma Caminhada Inclusiva
Objetivos:
• Orientar aos gestores e esclarecer a população quanto aos mecanismos necessários para a adoção de medidas práticas de acessibilidade;
• Conscientizar a população quanto a necessidade de visitas periódicas ao oftalmologista;
• Alertar pais, alunos e professores o reconhecimento de uma dificuldade visual conscientizando sobre a convivência com a cegueira e a baixa visão;
• Informar sobre as tecnologias atuais e futuras no tratamento de DMRI, Doenças Raras Hereditárias de Retina no Brasil e no mundo.
Informações e inscrição: Sylvia Elizabeth, telefone e WhatsApp 22 998386020.
PROGRAMAÇÃO
09:00 Recepção
09:30 Mesa de abertura: Profa. Sylvia Elizabeth de A. Peixoto (Presidente da ARNF/RC), Dr. Luiz Roisman (Presidente do Comitê Científico da ARNF/RC), Sr. Frederico Paes (Prefeito Campos dos Goytacazes), Sra. Josiane Morumbi (Subsecretária Municipal de Políticas para Mulheres), Dr. Paulo Hirano (Secretário de Saúde da PMCG), Dr. Charles de Souza (Comissão da PcD da ALERJ), Sra. Maria Júlia Araújo (Retina Brasil)
10:00 Dúvidas e informações sobre direitos e deveres do PcD. Pergunte ao Dr. Charles Souza - Comissão da Pessoa com Deficiência da ALERJ
10:30 Dia Mundial da Visão: Reconhecendo aluno com dificuldade visual e as barreiras causadas pelo luto de uma PcD visual. Dra. Rosane Resende - Comitê Científico Retina Brasil
11:30 Inclusão da pessoa com deficiência no turismo de aventura. Eduardo Soares da Silva Costa Bengala Verde
12:00 Coffee break e sorteio
13:30 Significância de uma organização nacional e as instituições regionais - Maria Júlia Araújo (Retina Brasil)
14:00 O olhar de um paciente: Vivendo e convivendo com doença degenerativa de retina (DDR) - Roberto Camargo (Grupo Virtual Stargardt)
14:30 Tecnologias atuais e futuras no tratamento de DMRI, Doenças Raras Hereditárias de Retina no Brasil e no mundo. Dra. Fernanda Belga Otoni Porto - Comitê Científico da Retina Brasil
15:30 Caminhada Inclusiva
17:00 Confraternização de conclusão do evento. (opcional)
