Chaminé onde sairá a fumaça branca já está instalada
Pedro Henrique Figueiredo
Chaminé instalada
Chaminé instalada / Divulgação
Os funcionários do Vaticano instalaram a chaminé do teto da Capela Sistina, cuja fumaça branca indicará ao mundo a escolha do novo Papa. Isso ocorreu enquanto os cardeais se reuniam para a oitava Congregação Geral, no domingo (2).
Na Sala Nova do Sínodo, estiveram presentes pouco mais de 180 cardeais, sendo mais de 120 com direito a voto. Todos já prestaram juramento.
Durante o encontro, houve 25 intervenções. Os temas abordados reforçaram o foco do pontificado do Papa Francisco, com destaque para a evangelização como eixo central da missão da Igreja. A necessidade de comunicar o Evangelho de forma eficaz, especialmente aos jovens, foi uma preocupação comum. Também se destacou a importância da Igreja como uma comunhão fraterna e evangelizadora.
As Igrejas do Oriente foram lembradas por seu sofrimento e pelo forte testemunho de fé diante das adversidades. A comunicação do Evangelho foi debatida em todos os níveis, das paróquias até a Cúria Romana.
Os cardeais ainda enfatizaram o dever da unidade e do testemunho cristão. Também houve menção aos riscos da contra-testemunho, como os escândalos de abusos sexuais e financeiros.
Outros temas relevantes incluíram a centralidade da liturgia, a importância do Direito Canônico e as relações entre sinodalidade, missão, colegialidade e o desafio do secularismo. Foi feita ainda uma referência à hermenêutica da continuidade entre os pontificados de João Paulo II, Bento XVI e Francisco. A Eucaristia também foi destacada como elemento fundamental da vida missionária da Igreja.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Pedro Henrique Figueiredo

    [email protected]