Em Brasília, Wladimir pede mais recursos ao governo Lula mas quer apoio de Bolsonaro
22/02/2024 | 09h43
Prefeito de Campos tem recebido repasses bilionários do governo federal
Em 2023, o saldo de investimentos do governo Lula em Campos alcançou a marca histórica de pouco mais de 1.3 bilhão de reais. Deste montante, pouco ou nenhum destaque foi feito pelo governo Wladimir creditando o governo federal. A apropriação de programas federais pelo governo municipal tem sido tática frequente de um prefeito intimamente ligado ao bolsonarismo mas que se beneficia com emendas, maquinários, obras e tantos outros investimentos garantidos com a retomada dos investimentos públicos nos municípios pelo governo Lula. Ontem, em Brasília, essa estratégia ficou explícita na agenda de Wladimir, que teve desde visitas a Ministros do governo Lula para aumentar os bilionários repasses à cidade, como solicitou no encontro com o ex-deputado federal Chico D’Angelo, assessor direto da Ministra da Saúde, Nisia Trindade, até uma reunião no fim do dia com Flavio Bolsonaro, onde pleiteou ao Senador o apoio da família do ex-presidente Jair Bolsonaro, hoje investigado pela Polícia Federal, para sua tentativa de reeleição em 2024. Mas a relação de Wladimir com a direita e, em especial, com o antipetismo, vem de longa data, conforme poderemos observar adiante nesta matéria que resgatou posts antigos do atual prefeito no twitter. Em Campos, Lula obteve 100 mil votos no 2º turno das eleições 2022. A depender dos demais candidatos e da crescente rejeição a Bolsonaro, esses votos podem ajudar a decidir o resultado de 2024.

Nos bastidores, entre seus poucos apoiadores e integrantes do governo posicionados mais à esquerda, Wladimir alimenta a versão de que nunca foi um bolsonarista. Em que pese o posicionamento um pouco mais moderado que aqueles assumidos hoje por seus pais e sua irmã Clarisse, esse discurso se desmonta quando, nas eleições de 2022, o prefeito declarou apoio e pediu voto na ruas para Bolsonaro, que viria a ser derrotado semanas depois.
Wladimir em carreata de apoio a Bolsonaro em 2022
Wladimir em carreata de apoio a Bolsonaro em 2022 / Redes Sociais
Além disso, ontem (21), chamou atenção que a agenda de Wladimir com bolsonaristas não era meramente política e instituciuonal em benefício da cidade como sustentam alguns de seus apoiadores à esquerda, constatado a partir da foto com Michele Bolsonaro, ex-primeida dama que não ocupa qualquer cargo público que justificasse a aproximação que não fosse o alinhamento ideológico de ambos.
Wladimir e Michele Bolsonaro
Wladimir e Michele Bolsonaro
Mas pra quem se dedicar a ir um pouco mais a fundo no passado de Wladimir Garotinho, pode constatar de vez em diversos posts no antigo twitter que o atual prefeito de Campos sempre foi um antipetista de carteirinha, conforme é possível observar no post abaixo de 2010 onde ele interage com Índio da Costa, ex-deputado de direita preso em 2019 suspeito de participar de um esquema de corrupção nos Correios em fraudes teriam que causado prejuízo de R$ 13 milhões.
Twitter
Entre os mais emocionados, havia quem dissesse que, com a eleição de Lula, Wladimir se distanciaria de Bolsonaro e manteria ótima relação com o governo federal. De fato, o prefeito tem tido muita habilidade em amealhar recursos do governo federal, em diversas áreas e programas, com destaque para as áreas da saúde, com a vinda de 54 novos profissionais através do Programa Mais Médicos - retomado por Lula - e da agricultura que, além dos recursos do PRONAF e PAA, recebeu recentemente maquinários com recursos do governo federal. Ambos propagandeados pelo prefeito como conquistas de sua gestão, mas sem qualquer menção ao governo Lula.

Esta prática explica a habilidade de Wladimir em subverter alguns fatos a seu favor. Mas serve de alerta aos mais de 100 mil votos obtidos por Lula, em Campos, no 2º turno de 2022, votação ainda expressiva numa “cidade bolsonarista” e que pode ser o fiel da balança no resultado das próximas eleições a depender de como avançar ainda mais ou não as relações entre as famílias Garotinho e Bolsonaro.
Compartilhe
Desemprego cai em todo o Brasil, mas Campos ainda vê cidades menores gerarem mais empregos
24/12/2023 | 15h37
Dados do Caged apontam para necessidade de uma nova industrialização em Campos e região, capaz de ampliar a oferta de empregos e diversificar a economia local
Centro de Campos
Centro de Campos
O desemprego vem caindo, mês a mês, nacionalmente. Segundo o Caged, 1,78 milhão de trabalhadores em todo o país conseguiram ocupar novas vagas geradas de janeiro a outubro. E em Campos não é diferente, sustentado principalmente pelo setor de comércio e serviços. No entanto, chamam atenção os dados de novos empregos gerados em Campos e região, quando comparado a outros municípios. Com o ano próximo do fim, muitas famílias campistas caminham para 2024 sem perspectivas de trabalho formal com carteira assinada, muitos dependendo do subemprego em plataformas como Ifood e Uber. Em nossa região, a alta e queda na geração de empregos ainda pode ser medida pelo desempenho das safras de cana de açucar, indústria que já teve seus dias de glória, mas já não é capaz de puxar a locomotiva de um novo desenvolvimento que Campos precisa. Mas o que explica cidades menores que Campos gerarem mais que o dobro de empregos? Neste artigo, buscamos analisar comparativamente o desempenho de Lauro de Freitas, município com pouco mais de 200 mil habitantes, na Bahia, e que neste ano gerou duas vezes mais empregos que Campos. A análise é complexa, mas evidencia a urgência em debater uma nova industrialização e diversificação da economia campista, bandeiras levantadas por muitos governos até aqui, mas com poucos sinais de resolucão. Confira todos os dados na matéria completa.
A região Norte Fluminense gerou 708 empregos em outubro de 2023, saldo de 57,45% a menos em relação ao mês de setembro. Campos puxou a desaceleração com a eliminação de 238 vagas e São Francisco do Itabapoana com a eliminação de 84 vagas de emprego no mês, reflexo do final de safra da cana-de-açúcar, que, junto ao setor de serviços/comércio, concentram a maioria do empregos gerados na região. A informação foi divulgada pelo Núcleo de Pesquisa Econômica do Rio de Janeiro (Nuperj), que é coordenado pelo professor e economista Alcimar Chagas, com base nos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Confira aqui em matéria do Folha1.
No acumulado, até outubro deste ano, foram geradas 17.298 vagas de emprego no Norte Fluminense. A título de comparação, Lauro de Freitas, cidade que mais cresce na grande região de Salvador, na Bahia, está entre as cidades, de 100 mil a 500 mil habitantes, que mais contrataram, com saldo positivo de 9.742 novos empregos gerados em 2023 no município, que tem 203.334 habitantes, segundo dados do IBGE e CAGED. O número, sozinho, é metade de todo emprego gerado nos 9 municípios do Norte Fluminense, no mesmo período. 
Enquanto Campos ainda se caracteriza pela dependência do setor de comércio e serviços, amargando os piores indicadores durante a entressafra da cana de açucar, e ainda sentindo os efeitos dos desinvestimentos da Petrobras na região durante o governo Bolsonaro, Lauro de Freitas (BA) se destaca com um produto interno bruto (PIB) de mais de seis bilhões de reais no ano de 2019. É considerado um dos municípios mais industrializados da Bahia, ocupando a terceira posição, com destaque na área de eletrônicos e ferramentas, onde conta, inclusive, com uma fábrica da Lenoxx, e detendo um grande polo de "indústrias limpas", setor ainda pouco explorado na cidade de Campos mas com grande potencial tendo em vista os planos de empresas que se instalaram recentemente na região do Porto do Açu, em São João da Barra.
A prefeita de Lauro de Freitas (BA) é a bióloga e química, Moema Gramacho (PT), ocupando a prefeitura pelo 4º mandato, tendo recebido diversos prêmios pela criação do Programa Municipal de Aceleração do Trabalho, Emprego e Renda.
Em maio deste ano, o prefeito Wladimir Garotinho comemorou a notícia que o governo do estado planejava investir na reforma de 10 condomínios industriais administrados pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin-Rio),  incluindo o condomínio industrial da Codin, além da criação de um novo pólo na cidade. A pauta foi debatida durante reunião entre o prefeito e a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Marina Esteves. Até o momento, nenhum resultado do investimento previsto de 400 milhões de reais para reforma dos condomínios industriais foi observado, em Campos. Confira aqui.
Os dados acumulados das duas cidades, quando comparados, apontam que há espaço para um desenvolvimento com foco na geração de emprego, que atraia principalmente indústrias com melhores salários e que busquem mão de obra qualificada. Considerando as oportunidades estratégicas que Campos oferece, ainda é de se lamentar que os números de emprego na região sejam pouco expressivos, principalmente quando lembramos que o município é um polo universitário com instituições de referência, mas que não consegue absorver os profissionais formados aqui.
As informações e números aqui apresentados têm base no acumulado do ano de 2023 apresentado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgado em outubro do mesmo ano, podendo variar conforme surgem novas atualizações da pesquisa.
 
Dados Caged 2023 Campos/RJ
 
Dados Caged 2023 Lauro de Freitas/BA
 
Compartilhe
Consuni da UENF debate batizar bandejão com nome de Cícero Guedes nesta sexta
12/12/2023 | 16h19
Líder do MST foi um grande aliado da luta dos estudantes pela conquista do Restaurante Universitário
Cesar Ferreira
Nesta sexta-feira (15), o Conselho Universitário da UENF apreciará uma solicitação feita pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UENF e outras entidades de representação da Universidade, para batizar seu Restaurante Universitário com o nome de Cícero Guedes. O ofício foi apresentado pelo DCE no início deste ano durante a visita da deputada estadual Marina do MST para um evento na Universidade. Brutalmente assassinado por pistoleiros, em 2012, nos arredores da Usina Cambahyba, Cícero foi um grande aliado da luta dos estudantes pela conquista do Restaurante Universitário, ajudando a liderar diversas manifestações.
De acordo com as investigações, Cícero foi vítima de uma emboscada. O julgamento do caso foi marcado pela impunidade que perpetua a violência no campo, isso porque o principal suspeito de ser o mandante do crime foi inocentado sem e o caso encerrado. 
Além de uma grande liderança na luta pela reforma agrária, Cícero Guedes era considerado uma referência em conhecimento agroecológico, por conta das técnicas agrícolas sustentáveis que utilizava em seu lote no Assentamento Zumbi dos Palmares.
O Conselho Universitário reúne representações estudantis, técnicas e docentes da UENF.
Deputada estadual Marina recebendo ofício de estudantes e lideranças locais
Deputada estadual Marina recebendo ofício de estudantes e lideranças locais
Compartilhe
Crise na mobilidade urbana de Campos é resultado da ausência de planejamento participativo
01/12/2023 | 17h16
Crise exposta com caos no transporte público e manifestação sobre as ciclofaixas mostra que não há saída fácil para o tema sem incluir o povo no centro do debate
Prefeitura de Campos
Desde a instalação das novas ciclofaixas no Centro de Campos, um grande debate sobre a forma como se deu sua implantação tem tomado conta dos comércios, motoristas, pedestres e ciclistas da região. A política é acertada, uma vez que qualquer cidade moderna entende que as ciclofaixas garantem segurança e mobilidade nas ruas, sendo uma alternativa para diminuir o trânsito. No entanto, a mobilidade precisa ser entendida de forma integrada e a ausência de qualquer debate público, que permitisse aos cidadãos, especialmente os ciclistas, serem ouvidos, resultou num embate nas redes, que teve seu ápice hoje (01) na manifestação dos comerciantes do Centro. A mesma crise se aproxima no transporte público municipal, que ainda não cumpriu as metas e prazos estabelecidos pelo governo e também deveria ser entendida como política central para diminuir o número de carros nas ruas, aliada às ciclofaixas. Tudo isso aponta para a urgência de um planejamento integrado, que não fique restrito aos especialistas de gabinete mas sim com escuta ativa dos cidadãos, que resulte na construção de um Plano Participativo de Mobilidade Urbana para Campos.
A construção de vias e faixas exclusivas para os ciclistas não é capaz, por si só, de incentivar, enquanto política, o uso de bicicletas no dia a dia dos cidadãos, ainda que Campos tenha uma utilização de bicicletas acima de média nacional, conforme dados apresentados mais abaixo. Existe uma série de estratégias que consideram não apenas a oferta de infraestrutura, mas que buscam promover uma nova cultura de mobilidade, com segurança, sobretudo, que passa por políticas de educação no trânsito. Isso também passa diretamente pelo fortalecimento de outros modais do transporte público: no caso de Campos, em especial, dos ônibus. A implantação das ciclofaixas sem discussão pública e sem ouvir os próprios ciclistas é jogá-los em meio a uma "guerra" contra os milhares de carros e motos que se acumulam nas ruas da cidade, que ainda dirigem de forma irresponsável, sem respeitar o espaço delimitado às bicicletas. 
A política de mobilidade que busca ampliar a quantidade de ciclovias e ciclofaixas em Campos é acertada, mas precisa compreender a urgência de diminuir a quantidade de carros nas ruas. Para isso, ampliar a frota de ônibus e ofertar novas linhas é urgente. Até o momento, nenhum prazo apresentado pelo governo Wladimir, assim que assumiu, sobre o transporte público, foi cumprido. Nem qualquer espaço de debate aberto aos cidadãos foi apresentado. Não há possibilidade de qualquer resultado positivo enquanto políticas tão capilares seguirem sendo pensadas apenas de dentro do gabinete, sem sequer a participação de um conselho municipal de mobilidade urbana com representantes da sociedade civil. 
O mesmo vale para a questão levantada pelos comerciantes. A implantação das ciclofaixas, desassociada de políticas que fomentem novos bolsões de estacionamento, tende a gerar crises como a que vimos hoje, onde uma manifestação com pneus queimando fechou ruas da cidade, alegando impactos no comércio. Mais uma vez, a falta de diálogo da prefeitura na implantação das ciclofaixas, sem explicar a nova organização, disposição e logística do trânsito nos locais. No entanto, o argumento de alguns comerciantes sobre uma suposta inutilidade das ciclofaixas também não se sustenta é totalmente equivocado.
Uma pesquisa realizada por agentes do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) para traçar o perfil dos ciclistas de Campos mostrou que 74,3% desse grupo utiliza a bicicleta como principal meio de transporte e que a frequência semanal de utilização de bicicleta no município é maior do que a média nacional. Este dado comprova a necessidade de ampliar a malha de ciclovias e ciclofaixas na cidade.
De acordo com o levantamento, ao todo, 82,1% dos ciclistas pedalam cinco ou mais vezes por
semana, enquanto a média nacional é de 72% para a mesma faixa de frequência. Durante a pesquisa, foram entrevistados 670 ciclistas, do dia 22 de agosto ao dia 27 de outubro de 2021 com pessoas de 12 anos ou mais de idade, que pedalam pelo menos uma vez por semana como meio de transporte, abordadas pedalando, empurrando ou estacionando a bicicleta. Com informações de Folha1.
Boa parte dos comerciantes está mais preocupado se continurão tendo ou não estacionamento na porta de seus estabelecimentos. Isso não pode impedir o desenvolvimento e ampliação das novas malhas de ciclovia e ciclofaixa.

Manifestação de comerciantes contra ciclofaixas em Campos
Manifestação de comerciantes contra ciclofaixas em Campos
Desde o primeiro semestre de 2022, os campistas aguardam a conclusão das obras de três terminais entre ônibus e vans, sendo um em Donana, outro no Canaã (Travessão) e um terceiro em Ururaí. Mais uma política que, se concluída, não contou com a participação popular em sua discussão. Política essa que, por sinal, é muito similar a já executava no governo Rafael Diniz, e que acumulou forte rejeição no sistema de terminais.
Não é difícil supor que esse "novo sistema" gere reações tão complexas como a implantação descoordenada e não-participativa das ciclofaixas. 
G1 / Divulgação
 
Compartilhe
Memorial Cambahyba: grande ato em Campos lembrará 60 anos do golpe militar
30/11/2023 | 15h00
"Memorial da Democracia" será realizado na Usina conhecida por ter sido usada na ditadura militar para incinerar corpos de presos políticos. A área, ocupada pelo MST, foi destinada para reforma agrária
Trabalhadores rurais do MST em frente às ruínas da Usina
Trabalhadores rurais do MST em frente às ruínas da Usina / Marcelo Cavalcanti
Na próxima quarta-feira, dia 06, a partir das 13h00, diversas organizações da sociedade civil convocam para ato público na extinta Usina Cambahyba, em Campos, conhecida por investigações que apontam a utilização de seus fornos para incinerar corpos de presos políticos durante a ditadura militar. Neste dia, será criado o “Memorial Cambahyba, Ditadura Nunca Mais, Memória, Verdade e Justiça”, marcando o início da caminhada dos 60 anos do golpe militar de 1964. Ocupada por cerca de 300 famílias do MST, a área foi desapropriada e hoje abriga o Assentamento de Reforma Agrária Cícero Guedes. A ação vai mobilizar o Ministério dos Direitos Humanos, familiares de presos, mortos e desaparecidos políticos.
Outras entidades confirmadas são a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). Também estarão presentes representantes de partidos políticos como PT, PCB, PCdoB, PSB e Psol, de centrais sindicais como CUT e CTB, sindicatos como o Bancários e Sindipetro-NF, movimentos estudantis como a União Nacional dos estudantes (UNE) e o Dirétório Central dos Estudantes da UENF (DCE-UENF), entre outros movimentos sociais.
A ocupação da Usina Cambahyba e das terras têm um sentido de preservação do espaço de memória daqueles que foram silenciados e desaparecidos pela desumanidade da ditadura militar.

Nos fornos da usina foram incinerados os corpos de diversos presos políticos, sendo identificados 12 deles: Ana Rosa Kucinski Silva (ALN), Armando Teixeira Frutuoso (PCdoB), David Capistrano (PCB), Eduardo Collier Filho (APML), Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira (APML), João Batista Rita Pereira (VPR), João Massena Melo (PCB), Joaquim Pires Cerveira (FLN), José Roman (PCB), Luiz Inácio Maranhão Filho (PCB), Thomáz Antônio da Silva Meirelles Neto (ALN), Wilson Silva (ALN).
Compartilhe
UENF aprova auxílio-creche para filhos de estudantes
22/11/2023 | 20h02
Demanda histórica do movimento estudantil da UENF teve seu 1º edital publicado nesta quarta-feira
Neste dia 22 de novembro de 2023 foi publicado o 1º edital do Auxílio-Creche na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), que deverá atender diversas famílias de mães e pais estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Demanda histórica do movimento estudantil da UENF, a medida poderá garantir acesso à educação e assistência de qualidade às crianças de pais que ficam impossibilitados de cuidar de seus filhos e filhas devido o curso presencial, muitas vezes com horário integral, nem encontram vagas em creches próximas a UENF, situação que, por vezes, acaba obrigando o abandono do ensino superior.
Essa conquista é fruto de uma série de mobilizações e reuniões que o Diretório Central dos Estudantes da UENF e demais representações encampam há quase uma década, mas em especial desde a garantia do auxílio-moradia. Representa mais uma política de permanência em um dos programas de assistência estudantil mais robustos do país.
Crianças brincando na UENF / ASCOM
Crianças brincando na UENF / ASCOM

Compartilhe
Campos com quase 1 bilhão em propostas no PAC Seleções do Governo Federal
16/11/2023 | 12h19
Propostas nas áreas de saúde, mobilidade urbana, esportes e patrimônio histórico podem trazer para Campos investimentos diretos do governo federal
O governo Lula finalizou no último domingo (12) o período de inscrições do Novo PAC Seleções e recebeu 35.213 propostas, realizadas pelos 27 estados brasileiros e por 5.344 municípios, ou seja, 100% dos estados e 96% dos municípios atenderam ao chamado. Na última terça-feira (14), durante a posse da reitoria da UENF, o Blog do Gilberto consultou o prefeito Wladimir Garotinho sobre as propostas apresentadas  pelo município de Campos, que divulgamos em primeira mão a seguir.
A maior proposta, estimada em mais de 500 milhões de reais, é referente à renovação de frota para a mobilidade urbana do município. Destaque ainda para a adesão da modalidade da Central de Regulação do SAMU, que será baseada em Campos e deverá atender boa parte da região norte e Noroeste Fluminense. O projeto vem sendo desenvolvido pelo CIDENNF e recentemente contou com apoio do deputado federal Lindbergh Farias, em Brasília.
Ainda foram apresentadas 3 propostas para Unidades Básicas de Saúde.
Confira abaixo todas propostas apresentadas. Os campos sem valor são modalidades definidas pelos ministérios com valores já estebelecidos.
Dados disponibilizados pelo prefeito Wladimir Garotinho.
Para o Ministro Rui Costa, da Casa Civil, “esse é o primeiro processo de seleção de obras que estamos fazendo e isso estimula os estados e municípios a retomar o planejamento e a fazer projetos, a definir o que é estratégico para suas cidades. Com isso, o governo federal leva benefícios diretamente para as pessoas. O pacto federativo voltou para reconstruir o Brasil”.
Lindbergh e Wladimir durante posse da reitoria da UENF
Lindbergh e Wladimir durante posse da reitoria da UENF / Cesar Ferreira
A partir das propostas recebidas, os ministérios irão avaliar as inscrições e verificar se todas as condições dos editais foram atendidas. Os gestores enviaram propostas de obras para 27 eixos, pertencentes aos Ministérios da Educação, da Saúde, das Cidades, da Cultura, dos Esportes e da Justiça e Segurança Pública.

Estão reservados R$ 136 bilhões para as obras. Na primeira etapa de seleção, serão R$ 65,4 bilhões e, na segunda, R$ 70,6 bilhões.
 
Compartilhe
Governo Wladimir nega passe livre nos ônibus durante o ENEM. Jefferson questiona
03/11/2023 | 13h40
FIDESC questionou decisão da prefeitura. Gratuidade foi adotada por grandes cidades brasileiras para o dia de aplicação das provas do ENEM
G1 / Divulgação
Principal alvo de críticas à prefeitura, a questão do transporte público municipal ganhou novo capítulo esta semana. Em resposta a ofício da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), o governo Wladimir recusou a proposta para a cidade de Campos aderir ao passe livre no transporte público municipal voltado a estudantes que realizarão as provas do ENEM nos dias 05 e 12 de novembro. 
A medida permitiria que, através da apresentação do comprovante de inscrição, os candidatos pudessem ir e voltar de seus locais de provas sem custos. Nos distritos, principalmente, é bem comum que os estudantes inscritos no ENEM façam a prova distante de suas localidades, em escolas no Centro, o que dificulta a participação e provoca muitas desistências.
Em resposta à negativa da prefeitura, assinada pelo reitor do IFF, Jefferson de Azevedo, o FIDESC (Fórum Insterinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos), questionou a decisão e reiterou a importância da medida, já adotada em dezenas de grandes cidades brasileiras para o ENEM deste ano.
Confira abaixo:
Compartilhe
Jefferson em destaque na propaganda partidária do PT em Campos e região
23/10/2023 | 12h38
Inserções de TV do Partido dos Trabalhadores (PT) começam a ser veiculadas nesta segunda-feira e terão Jefferson de Azevedo nas chamadas. Confira com exclusividade o vídeo completo.
O professor e reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson de Azevedo, cotado como pré-candidato a prefeito pelo PT Campos, em 2024, entrará nas casas de milhares de campistas a partir desta segunda-feira (23). É que o PT-RJ escalou Jefferson como um dos principais nomes que estarão nas inserções de propaganda partidária transmitidas para todo Norte e Noroeste Fluminense, através de ao menos duas grandes emissoras locais. Confira com exclusividade o vídeo completo aqui no Folha1.
No vídeo de 15 segundos, Jefferson de Azevedo se apresenta e destaca os esforços do governo Lula na área da educação, além de fazer uma chamada para novos filiados.
O professor é filiado ao PT desde 1993 e poderá ser candidato pelo partido pela primeira vez já no próximo ano, após o fim de um longo período à frente da administração do IFF, marcada pela expansão dos polos por todo estado.
Confira o vídeo na íntegra clicando aqui
 
Compartilhe
Vereador de oposição ataca o PT para mascarar apoio ao governo Wladimir
17/08/2023 | 12h43
Segundo fontes, o vereador bolsonarista Anderson de Matos está de malas prontas para retornar ao governo Wladimir e escolheu como pretexto impedir a eleição de um prefeito petista em Campos

O crescimento de uma possível candidatura com apoio expresso de Lula à prefeitura de Campos segue preocupando boa parte da base aliada de Wladimir. O medo de uma forte candidatura do PT, com o eventual nome de Jefferson Manhães, incomoda até mesmo aqueles que ainda não assumiram o apoio deliberado ao prefeito, como é o caso do vereador Anderson de Matos.

Antes declarado como independente, Anderson está de malas prontas para retornar ao governo Wladimir e escolheu subir à tribuna da Câmara ontem (16) para atacar gratuitamente o PT, propagar inverdades e, em seguida, compartilhar o vídeo nas redes, alegando lutar para impedir um prefeito petista e criando a desculpa perfeita para justificar seu retorno à base do prefeito que, quem sabe, pode lhe render ainda algum lote de nomeações. 

Se por um lado o PT está disposto a discutir uma alternativa séria e competente para resolver os problemas reais da cidade de Campos, Anderson, que também é pastor da Universal, já está empenhado em blindar a reeleição do prefeito usando todo tipo de fake news e discursos de ódio, que não interessam à população.

O pastor deveria, quando possível, sair do seu Templo e atravessar a Avenida XV de Novembro em direção ao Terminal Luís Carlos Prestes, na Beira-Rio, para perguntar ao povo o que eles querem ver ser debatido de verdade na Câmara de Campos: discursos de ódio ou transporte de qualidade, por exemplo.
O vereador ainda terá que resolver se continua ou não em seu partido, o Republicanos, que está prestes a compor o governo Lula nacionalmente. Fato que esqueceu de mencionar em seu discurso contra o PT na tribuna. 
A questão é que, mais cedo ou mais tarde, por mais que tente esconder, Anderson irá reintegrar a base de apoio do prefeito Wladimir, que vê uma vitória no 1º turno cada vez mais distante da realidade. Assim como o vereador, que tem subido à tribuna da Câmara cada vez mais distante da realidade do povo.
Compartilhe
Sobre o autor

Gilberto Gomes

[email protected]