Vacina na Cerveja!
Leonardo Gama - Atualizado em 28/12/2025 07:34
 
O pesquisador do Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH), o virologista Dr. Chris Buck, desenvolveu uma cerveja que age como vacina.
Claro que o assunto está gerando muitos debates no meio científico, mas o Dr. Buck descobriu 4 dos 13 poliomavírus (associados a tumores) já descritos, ou seja, sabe muito bem do que fala.
A ideia do experimento nasceu com pesquisas para uma vacina injetável contra o poliomavírus BK, em desenvolvimento há 15 anos pelo Dr. Buck e seus colaboradores.
Em estudos com animais, partículas virais desenvolvidas em leveduras resultaram em respostas imunológicas convincentes e os experimentos mais recentes, de ratos alimentados com levedura viva também levaram à produção de anticorpos, sugerindo a abordagem por via oral.
O experimento foi realizado com leveduras geneticamente modificadas para produzir partículas semelhantes a partes do poliomavírus (em uma cerveja artesanal produzida pelo próprio Buck!).
A intenção era que as leveduras estimulassem o sistema imune a liberar anticorpos contra o vírus.
O teste inicial foi feito por Buck e seu familiares, que ingeriram a cerveja experimental e avaliaram a produção de anticorpos no sangue circulante.
Os resultados confirmaram a produção robusta de anticorpos contra o vírus.
Obviamente o assunto tem rendido debates acalorados, sobre ética científica, etc. Mas como o Próprio pesquisador afirma:
"_muitas vezes a burocracia impede avanços científicos mais rápidos, para ajudar na saúde da população e a indústria farmacêutica pode não ficar nada satisfeita com essa abordagem, uma vez que trata-se de uma abordagem vacinal totalmente nova e mais barata."



 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]