Campos confirma infecções cruzadas por Covid e Influenza
06/01/2022 08:21 - Atualizado em 06/01/2022 13:41

Secretaria de Saúde de Campos
Secretaria de Saúde de Campos / Divulgação

Campos já tem casos confirmados de infecção cruzada pelos vírus da Covid-19 e da Influenza, afirmou o secretário de Saúde da cidade, Paulo Hirano. Em entrevista ao Folha no Ar, da Folha FM 98,3, nesta quinta-feira (6), ele afirmou, inclusive, que uma colega da rede municipal testou positivo para os dois vírus, mas ainda não há confirmação do sequenciamento genético, para afirmar que se trata das variantes Ômicron (da Covid) ou H3N2 (Influenza).

Após a confirmação de Hirano, a Prefeitura divulgou que a secretaria municipal de Saúde está monitorando desde quarta-feira (5) quatro casos de infecção dupla por influenza A e coronavírus, conhecida como Flurona. São três pacientes em isolamento domiciliar e um internado. “Todos estão sendo orientados e não há sinais de gravidade até o momento”.

Hirano defendeu a adoção de medidas de proteção individual, como uso de máscara e álcool em gel, mas não descarta a possibilidade de adoção de medidas mais restritivas, como a já adotada pelo município, que cancelou o Carnaval de rua. Segundo o secretário, até mesmo os shows de verão podem ser cancelados, caso o cenário epidemiológico aponte para essa necessidade, o que não é a situação atual.

O titular da pasta da Saúde ainda destacou a importância da vacinação, observando que 95% dos casos que evoluem para graves são de pacientes não vacinados ou que só receberam a primeira dose.

A Prefeitura informou, ainda, que o Departamento de Vigilância Epidemiológica do município está realizando o monitoramento dos casos, porém, a Cepa causadora da infecção ainda não foi identificada. “Essa análise é realizada pelo Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ) e Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ de Macaé”.

A secretaria de Saúde reforçou a necessidade de uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social neste momento de crescimento de casos de influenza. Essas medidas são válidas para evitar infecção por gripe e Covid, pois ambas ocorrem por vias respiratórias.

— Estamos aguardando alguma mudança na forma de abordagem para a pandemia de Covid-19 e essa nova epidemia de influenza por parte do ministério da Saúde e da secretaria de Estado de Saúde. Ainda não recebemos qualquer tipo de recomendação específica para lidar com essas duas viroses — explica o diretor de Atenção Básica e infectologista, Rodrigo Carneiro, acrescentando que o município dispõe de locais para atendimento de síndromes gripais, onde acontecem a triagem, exames e encaminhamento para atendimento médico, se necessário.

Com o objetivo de dar fluidez ao atendimento de síndrome gripal, a Prefeitura adequou, na semana passada, o protocolo municipal e atualmente é realizado atendimento para Covid-19 e influenza nos mesmos locais. Caso os sintomas gripais não melhorem após uso de analgésicos e antitérmicos, a população deve buscar atendimento no Centro de Saúde de Guarus (CSU), na UBSF Patronato São José, UBS da Penha e na Escola Municipal de Farol de São Tomé, situada na avenida Pinheiro Machado, nº 956, no bairro Rádio Velho.

Nesses centros, o atendimento começa às 9h. No caso da escola do Farol, é exclusivo para triagem e testagem. Havendo necessidade de atendimento médico, o paciente será encaminhado à Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da praia, que atende os casos mais graves, assim como a UPH Saldanha Marinho, UPH Ururaí, UPH Travessão, UPH Guarus, UPH Santo Eduardo, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital São José (HSJ).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]