Ipespe: Lula venceria no primeiro turno, se eleição fosse hoje
20/12/2021 12:49 - Atualizado em 20/12/2021 12:50
A mais nova pesquisa Ipespe para presidência da República, divulgada nesta segunda-feira (20), confirma a tendência trazida por outros institutos e mostra que, se a eleição fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria no primeiro turno. Além disso, a sondagem também apresenta cenário de estagnação da candidatura do ex-juiz Sergio Moro (Podemos), empatado tecnicamente com Ciro Gomes (PDT) na terceira colocação.
De acordo com um dos cenários testados, Lula aparece com 44% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) figura em segundo, com 24%.
Empatados tecnicamente em terceiro lugar estão Moro, com 9%, e Ciro Gomes, com 7%. João Doria (PSDB) tem 3%, o pré-candidato pelo partido Novo, Felipe D’Ávila, pontua 1% e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), também marca 1%.
São 9% os que disseram que não votariam em nenhum, não iriam votar ou votariam em branco/nulo e 3% não sabem ou não responderam.
A Pesquisa Ipespe foi realizada de 14 a 16 de dezembro de 2021 com 1.000 entrevistados de 16 anos e mais por telefone. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais.
Em um segundo cenário, o levantamento do Ipespe acrescentou os nomes de Cabo Daciolo (Brasil35), Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania), mas pouca coisa muda.
Lula continua em primeiro, com 43%, e Bolsonaro em segundo, com 23%. Moro e Ciro permanecem empatados tecnicamente em terceiro, com os mesmo 9% e 7%, respectivamente.
João Doria manteve-se com 3%. Cabo Daciolo, que recentemente desistiu da candidatura e anunciou que apoiará Ciro Gomes, marcou 1%. Tebet, Pacheco, e Alessandro Vieira atingiram o mesmo percentual, e Felipe D’Ávila não pontuou.
Neste cenário, 8% disseram que não votariam em nenhum, não iriam votar ou votariam em branco/nulo e 1% não sabe ou não respondeu.
Lula também foi testado em cenários contra Bolsonaro (PL), Sergio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) no segundo turno.
Na disputa contra o presidente da República, Lula tem 53% das intenções de voto contra 31% de Bolsonaro. Em um cenário com Moro, são 52% os que dizem votar em Lula e 33% no ex-juiz da Lava Jato.
Em um eventual segundo turno com Ciro, o ex-presidente tem 52% contra 25% do pedetista. Contra Doria, Lula tem 54% e o tucano, 22% das intenções.
Bolsonaro também foi testado, mas o levantamento não incluiu um cenário com Moro. Além de Lula, o nome do presidente foi testado contra Ciro e Doria. Em ambos, Bolsonaro perderia.
Ciro Gomes tem 44% das intenções contra 33% de Bolsonaro. Já Doria tem 46% contra 36% do presidente, segundo a pesquisa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS