Imprensa regional visita o Porto do Açu
- Atualizado em 21/12/2021 16:58
Visita de jornalistas ao Porto do Açu
Visita de jornalistas ao Porto do Açu / Divulgação
Após quase dois anos de contatos virtuais impostos pelo isolamento social da pandemia, a imprensa regional do Norte Fluminense visitou o Porto do Açu. Recebidos nessa segunda-feira (20) pelo diretor de Administração Portuária, Vinícius Patel, os jornalistas percorreram o maior complexo porto-indústria de águas profundas da América Latina, passando pela área de clientes já instalados e também pelas estruturas onshore e offshore. A Folha da Manhã e o Folha1 estiveram representados na visita.
Antes de iniciar o trajeto, o assunto destacado foi a nova sede da reserva Caruara, em construção às margens da Lagoa de Iquipari e que será inaugurada no primeiro trimestre de 2022, com uso totalmente gratuito à população.
— Será um novo polo de turismo e lazer na cidade, principalmente com o intuito de desenvolvimento social em uma plataforma ambiental. Teremos uma sede estabelecida com total infraestrutura para moradores e turistas e também para pesquisadores que queiram estudar a Caruara. Vamos atuar junto com o governo municipal neste investimento totalmente voluntário do Porto do Açu, com o objetivo de gerar educação para a melhor preservação desse bioma — explicou Vinícius Patel.
Também presente no encontro, o coordenador de Meio Ambiente da Porto do Açu Operações, Daniel Nascimento, endossou a importância da educação nesta nova etapa do projeto.
— Teremos forte atuação com as escolas da região e já estamos preparando atividades educativas, com uma programação fixa de palestras, teatros e eventos voltados à preservação da Caruara. Neste ano letivo, inclusive, os alunos das escolas municipais de São João da Barra já receberão cartilha e outros materiais sobre o tema — disse ele.
A visita seguiu de ônibus até o terminal de minério de ferro da Ferroport, que este ano alcançou 100 milhões de toneladas movimentadas desde 2014. Deste terminal, os visitantes viram também a Açu Petróleo, por onde as principais petroleiras do país, incluindo a Petrobras, escoam sua produção por meio de transbordo de petróleo em área abrigada . Responsável por 25% das exportações de petróleo do país, o terminal se prepara em 2022 para a expansão, com a construção do projeto SPOT, com oleodutos e parque de tancagem para absorver a demanda prevista com a exploração do pré-sal.
O grupo percorreu as instalações por terra e mar. A visita institucional seguiu por lancha até a área de 16 clientes já instalados, incluindo a maior base de apoio offshore do mundo. Por mar, os jornalistas também viram em operação o grande marco do empreendimento portuário em 2021: as instalações da GNA I, a primeira usina termelétrica do complexo. Em operação desde setembro deste ano, ela tem capacidade para abastecer cerca de 6 milhões de residências e ajuda o país a atravessar a crise energética atual.
Em seguida, visitaram o Estação Açu, prédio comercial recém-inaugurado onde estão os escritórios administrativos da Porto do Açu, salas comerciais e lojas de conveniência. No espaço, também puderam conhecer o Centro de Comando e Controle (Core) do Porto do Açu, onde todo o tráfego marítimo e operações são monitorados 24h, através de um dos mais seguros e modernos sistemas do país e do mundo.
Outro assunto destacado foi a expansão do Terminal Multicargas. O T-Mult conta, atualmente, com 39 clientes e 15 produtos, sendo dois destes adicionados ao portfólio do terminal em 2021: espodumênio e concentrado de cobre. Já soma 4,3 milhões de toneladas movimentadas até hoje – sendo que atingiu recorde histórico de volume de movimentação este ano, com mais de 1,5 milhão de toneladas movimentadas (mais do que o dobro de todo o volume do ano anterior).
O reforço da parceria com o Sebrae e a Firjan e das Rodadas de Negócios na região também foi abordado. “Estamos praticando o adensamento produtivo, gerando oportunidades de negócios para microempreendedores locais, nos aproximando e criando canal de diálogo e troca com fornecedores da região”, disse Patel.
Hoje, mais de 300 empresas de Campos e São João da Barra já estão cadastradas e prestam serviços ao empreendimento portuário. O caminho para que fornecedores locais possam ter a oportunidade está indicado em cada um dos sites oficiais das empresas subsidiárias. Todos podem ter acesso à ferramenta e realizar o cadastro.
Em operação desde 2014, o Porto do Açu é o principal vetor de crescimento do estado atualmente. É resultado de investimentos que somam R$ 18 bilhões de reais, e prevê investir mais R$ 22 bilhões nos próximos dez anos. O Porto do Açu é o principal empregador do Norte Fluminense: o complexo como um todo conta com 70% de mão de obra local.
Para 2022, o foco do Açu estará voltado para a industrialização do empreendimento, com os estudos de viabilidade para a planta solar em parceria com a Equinor, atração de negócios de hidrogênio verde e o licenciamento da eólica offshore, iniciado em 2021. Prevista para os próximos cinco anos, a industrialização do Açu terá como base, entre outros, projetos sustentáveis, com menor emissão de carbono e geração de energia limpa: produtos químicos, combustíveis, pelotização, siderurgia e outras empresas poderão utilizar o hidrogênio verde como insumo para incrementar suas matrizes energéticas sustentáveis.
Visita de jornalistas ao Porto do Açu
Visita de jornalistas ao Porto do Açu / Divulgação
Visita de jornalistas ao Porto do Açu
Visita de jornalistas ao Porto do Açu / Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS