Estudantes aderem ao sistema híbrido de ensino
Channa Vieira - Atualizado em 11/08/2021 22:06
Retorno às aulas no sistema híbrido
Retorno às aulas no sistema híbrido / Divulgação
O retorno seguro às aulas presenciais tem sido um grande desafio durante a pandemia da Covid-19. O modelo híbrido, que combina aulas presenciais no formato tradicional com o aprendizado online, está sendo adotado no país, mas de forma gradual. Em Campos, que retrocedeu à fase amarela nesta semana, unidades de ensino aderiram ao sistema, tendo grande adesão dos alunos. No entanto, com o novo decreto municipal, aulas do ensino médio, superior e de pós-graduação, de forma presencial, foram suspensas, mantendo o modelo híbrido apenas para educação infantil e fundamental.
Para ser implantado, unidades devem adaptar os ambientes e seguir protocolos, sobretudo o distanciamento e a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais, pelo menos com a primeira dose. As regras, que são fiscalizadas pela Vigilância Sanitária, garantem a segurança dos alunos e de todos que estão atuando no sistema.
De acordo com a Prefeitura, responsável pelo ensino infantil e fundamental da rede pública, dez unidades foram abertas no modelo híbrido e cerca de 200 alunos estão frequentando as aulas.
O advogado do Sindicato das Escolas Particulares de Campos, Bruno Lannes, disse que o novo decreto municipal não deve atingir muitas unidades, já que o ensino híbrido começou pela educação infantil, alcançando o fundamental. A inclusão do ensino médio ainda estava em fase inicial.
— As escolas foram aderindo na medida que foram se adequando. Nem todas as escolas oferecem o segmento do ensino médio, portanto, a medida publicada hoje (ontem) não afetará muitas escolas — ressaltou, acrescentando que Campos tem 94 escolas particulares filiadas ao sindicato.
Com cinco unidades em Campos, o Centro Escola Riachuelo tem hoje uma média de 51% dos seus alunos com adesão ao sistema híbrido, entre a educação infantil e o ensino fundamental. Segundo o diretor Fabiano Rangel, o grupo, antes da retomada das atividades no sistema híbrido, manteve rodas de conversa online com os responsáveis pelos alunos.
— Sempre tivemos uma relação de parceria e diálogo com as famílias, o que tem resultado em uma crescente adesão ao sistema híbrido. Os responsáveis estão se sentindo cada vez mais seguros. E todos nós temos notado como tem sido importante este retorno, pois muitas crianças estavam sofrendo com a distância da escola — destacou.
Para ele, é importante ser dada esta opção ao responsável de enviar o filho presencialmente às unidades, ou não. “Nenhuma decisão é tomada de forma unilateral. Seguimos rigorosamente todos os decretos municipais, tanto que imediatamente após sermos informados do recuo no ensino médio, comunicamos às famílias. O que defendemos sempre é que todos estejam estudando, seja de forma híbrida, remota ou presencial”, afirmou Fabiano Rangel.

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