Morre, aos 94 anos, o pastor Ebenézer Soares Ferreira
30/07/2021 14:35 - Atualizado em 30/07/2021 14:40
Reprodução - Facebook
Morreu nesta sexta-feira (30), aos 94 anos, o pastor Ebenézer Soares Ferreira. Ele estava em sua casa, no Rio de Janeiro, e teve falência multipla de órgãos. Pastor Ebenézer deixa esposa, quatro filhos e netos. Além de grande líder da Igreja Batista, pastor Ebenézer ganhou destaque por suas obras literárias e influência no meio acadêmico. Vários amigos e entidades lamentaram a perda.
Natural de São João da Barra, o pastor Ebenézer exerceu o ministério pastoral desde 18 de dezembro de 1952. Por 29 anos, ele foi pastor da Primeira Igreja Batista de Guarus, em Campos. Também pastoreou em outras igrejas, como em Jacarandá, Travessão da Barra, São Francisco de Itabapoana, Ponto de Cacimbas, Sapucaia, Barcelos, São João da Barra, Baixa Grande e Jardim da Prata, em Nova Iguaçu.
Ele se formou bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, onde postariormente foi reitor por 14 anos. Recebeu o Master of Education e o Master of Theology pelo Southwestern Baptist Theological Seminary (USA). Também pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil recebeu o título de Doutor em Divindade. E o de Ph.D., pela American World University. Pastor Ebenézer também se formou em Direito e em Línguas Neolatinas e se tornou mestre em Psicopedagogia.
Pastor Ebenézer também foi membro da Academia Pedralva Letras e Artes (da qual foi presidente), Conselho Municipal de Cultura, Associação de Imprensa Campista, Academia Evangélica de Letras do Brasil, Sociedade Brasileira de Romanistas, entre outras associações.
Ao longo de sua vida, ele também recebeu vários títulos e honrarias, como a Medalha Tiradentes concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em 1999.
O Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil emitiu nota de pesar: "Pr. Ebenézer possui uma trajetória marcante entre os batistas pelo Brasil afora. Ele foi ordenado pastor em 1952, e notoriamente reconhecido por sua extrema inteligência, estudou em diversas instituições no Brasil e no exterior. Pedimos ao Senhor Deus o consolo para o coração de seus familiares, amigos e demais companheiros de caminhada cristã. Certamente, o Pastor Ebenézer nos deixa um grande exemplo e também um grande legado com sua vida, dedicação e esmero em realizar a obra do Senhor".
O pastor da Segunda Igreja Batista de Campos, Éber Silva, lamentou a morte. "Descansou no Senhor, depois de viver nove décadas e meia entre nós. O grande Pastor…!!! O grande Professor…!!! O grande Líder…!!! O grande Homem de Deus…!!! O grande amigo…!!! O grande homem da família…!!! O grande homem da cidade…!!! O grande cidadão…!!! Dirigiu, por anos, o Colégio Batista …!!! Pastoreou, por anos, a PIB GUARUS…!!! Tive a honra de tê-lo no meu Concílio, foi o Mensageiro…!!! ( 1986 ) Pregou, também, na minha posse na SIBCAMPOS…!!! ( 1989 ) Pregou, ainda, quando, lá, fiz dez anos de Ministério…!!! ( 2009 )
O culto dos seus sessenta anos de Ministério, foi no templo da SIB…!!! Pregou, seu colega, Pastor Irlande Pereira de Azevedo…!!! 'Uma Vida Diamantina' Agora, Doutor Ebenézer, SAUDADES…!!! Descansou no Senhor, a quem tanto amou e serviu intensamente", postou em seu perfil em rede social.
A Convenção Batista Brasileira emitiu nota de pesar: "Pr. Ebenézer já atuou como presidente da Convenção Batista Brasileira e da Convenção Batista Fluminense. Durante 14 anos foi reitor do Seminário do Sul, passando também pelo Seminário Teológico Batista Fluminense, Seminário Teológico Batista de Niterói, Colégio Batista Fluminense e foi executivo da Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico (Abibet). Um de seus livros, o 'Manual da Igreja e do obreiro', foi publicado por nossa Convicção Editora. Durante alguns anos foi colunista em O Jornal Batista, na seção 'Dificuldades bíblicas e outros assuntos'. Nossos sentimentos à sua esposa, Noemí; aos filhos Ebenézer Jr., Ilce Helena, Miriam e Pr. João Marcos, executivo da JMM; aos netos, bisneto e a todos os familiares e amigos. Rogamos ao Espírito Santo que console os corações".
A Junta de Missões Mundiais também prestou homenagem: "Missões Mundiais se despede do Pr. Ebenézer Soares Ferreira, pai do diretor executivo de Missões Mundiais, Pr. João Marcos Barreto Soares. Ore para que o Senhor conforte, console e dê paz aos familiares enlutados".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS