Bacellar ganha queda de braço e será secretário estadual de Governo
Uma reunião com o governador Cláudio Castro (PSC) nesta quinta-feira (27) selou a decisão que levará o deputado estadual campista Rodrigo Bacellar (SD) para comandar a Secretaria de Estado de Governo. A expectativa é de que a nomeação seja publicada no Diário Oficial desta sexta (28).
Bacellar ganhou a queda de braço com o colega deputado Márcio Pacheco (PSC), que ocupa a liderança do governo na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), e vai continuar no posto. O governador também chegou a oferecer a liderança na Alerj e a secretaria de Cidades a Bacellar, que rejeitou as duas possibilidades.
De olho nas eleições do ano que vem, Castro vai trocar o PSC pelo PL e tem trabalhado em uma reforma do secretariado para acomodar os novos partidos aliados dentro do guarda chuva do Palácio Guanabara. Neste contexto, o Norte Fluminense tem, atualmente, dois secretários estaduais. Além de Rodrigo, o deputado licenciado Bruno Dauaire (PSC) ocupa a chefia da secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
No entanto, a pasta comandada por Dauaire tem sido objeto de cobiça por parte dos novos aliados do governador, principalmente o Republicanos. No entanto, a possível indicação de um nome ligado à Igreja Universal tem causado reação de movimentos sociais contrários à movimentação.
Após diálogos entre Castro e o deputado federal Altineu Côrtes, foi acertado que a Secretaria de Educação ficará com o PL. Comte Bittencourt (Cidadania) deixará a pasta e, em seu lugar, deve assumir o ex-deputado Alexandre Valle, que tem base eleitoral em Itaguaí.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Aldir Sales

    [email protected]