Câmara aprova climatização de ônibus e vans no prazo de três anos em Campos
13/04/2021 21:11 - Atualizado em 21/04/2021 11:26
A Câmara de Campos aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (13) em primeiro turno, o projeto de lei do vereador Silvinho Martins (MDB) que obrigada a climatização dos ônibus, vans e micro-ônibus do transporte público municipal. O texto, no entanto, estabelece um prazo de três anos para que empresas e permissionários adaptem os veículos. No entanto, para entrar em vigor, ainda é preciso a sanção do prefeito Wladimir Garotinho (PSD).
Além disso, a sessão foi marcada por vereadores que seguem pressionando Wladimir pela reabertura do comércio, como Helinho Nahim (PTC), Thuin (PTB) e Nildo Cardoso (PSL). No entanto, quem foi mais longe foi Beto Abençoado (SD), que chegou a questionar o número de mortes da Covid-19.
"Temos que socorrer os comerciantes nesse momento de dificuldade. As mortes por Covid, são metade do que é falado no Brasil. E as outras doenças? Ninguém morre de outras doenças. Um parente meu morreu outro dia, ele tinha histórico de outros problemas, e colocaram como suspeita de Covid. Isso é algo que esses esquerdopatas querem fazer para derrubar nosso presidente", disse Beto, sem apresentar nenhuma prova e sem ser questionado pelos colegas.
Já sobre o projeto dos ônibus, Silvinho explicou que as empresas e permissionários terão tempo para se adaptarem.
— O texto deixa claro que as empresas e permissionários terão três anos para adaptação. Vimos, no último governo, o transporte chegando ao caos completo, deixando de atender quem precisa. Passamos da hora de ter um transporte que valorize quem paga, com dignidade — disse o autor do projeto de lei.
Ainda durante a sessão, os parlamentares também aprovaram o projeto de lei do vereador Leon Gomes (PDT) que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista. Durante a discussão, o parlamentar lembrou da necessidade desta ser uma luta de todos.
— A Constituição fala na garantia de direitos para todos os cidadãos, mas sabemos que se estivesse sendo cumprida, não seriam necessárias leis como essa. É um direito de todos, mas temos dificuldades na aplicação. São mais de 18 mil pessoas com alguma deficiência e que não são atendidos como deveriam pelo poder público — declarou Leon.
Ainda sem a presença do público por causa das medidas de restrições contra a Covid-19, os vereadores aprovaram os votos de profundo pesar pelas mortes do radialista Nilson Maria Pessanha e da empresária Noêmia Bastos Viana, vítimas da doença.
Por fim, também foi aprovado o projeto de lei de Helinho Nahim (PTC) que institui a Semana Municipal de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência”, criando o “Dia Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Aldir Sales

    [email protected]