Programação do Trianon pelo YouTube até melhorar cenário de risco
Dora Paula Paes 21/04/2021 07:58 - Atualizado em 21/04/2021 19:13
A vontade de atravessar os portões e adentrar no mundo mágico das artes cênica e musical no Teatro Municipal Trianon, se acomodar nas poltronas vermelhas e ouvir o sinal de que o espetáculo vai começar deve se manter por mais algum tempo. Em um cenário ainda de alto risco para a saúde, como mostram os números da pandemia do novo coronavírus, as cortinas do palco do Trianon continuam fechadas, por enquanto. “Sem segurança para a saúde do público e dos artistas, não se pode projetar uma programação presencial”, informa a presidente Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), de Campos, Auxiliadora Freitas.
Por outro lado, como o mundo continua a girar, a Fundação Cultural, ainda segundo sua presidente, vive a expectativa de períodos mais seguros para realizar uma volta gradual das atividades da grade de eventos do Teatro Trianon.
No momento, o que estão fazendo é planejar atividades no campo virtual. “Já estamos executando algumas delas em nosso canal de YouTube, promovidas pela Fundação com a elaboração responsável pelos equipamentos culturais: Museu Histórico de Campos. Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho e Teatro de Bolso Procópio Ferreira pelo transcurso dos seus 53 anos”, diz Auxiliadora.
 
 
Recentemente um grupo de artistas locais criou um movimento para que o palco do teatro fosse ocupado neste momento. A presidência da Fundação parece entender o desejo, quando diz que o espaço lhes pertence. “As produções dos artistas locais, em formato de lives no Trianon, representam a ocupação de um espaço que lhes pertence. Mas, sem a garantia de segurança da saúde deles, ainda não será viável em curto espaço de tempo”, responde.
 
 
“Sobre o pagamento dos espetáculos por parte da Prefeitura de Campos, o cenário de calamidade e os altos gastos com a pandemia estão nos impedindo de elaborar projetos que deem ao artista o cachê de que é merecedor, no entanto estamos buscando diversas formas de viabilizar projetos em que os artistas possam ser contemplados com um pró-labore nesses tempos por que passam todos os segmentos culturais paralisados há mais de um ano”, explica a presidente da FCJOL.
 
 
Quanto a parte física do espaço, sobre a necessidade de obras, para quando voltar ao normal. De acordo com Auxiliadora, o prédio foi encontrado com a necessidade de reparos, mas as intervenções não impedem a realização de eventos, quando as autoridades do setor de saúde considerarem segura a reativação do uso desses espaços.
 
 
O teatro Trianon, imponente seja aberto ou fechado, completa 23 anos no próximo dia 31 de julho. No seu palco grandes nomes do teatro e da música, com destaque no cenário nacional, e artistas locais já se apresentaram para o público campista que se levanta e aplaude de pé.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS