Selênio e Longevidade
18/04/2021 05:48 - Atualizado em 18/04/2021 07:49
BioLogicus
Pesquisadores americanos (OFAS, Cold Spring, New York) publicaram dia 30 de março na ELife, um estudo sobre a suplementação de selênio em camundongos. 
Segundo os dados, a suplementação com esse oligoelemento seria capaz de trazer vários benefícios à saúde dos mamíferos. 
Já era sabido que uma dieta com menos metionina (típica de dieta carnívora), exibia sinais de melhora em vários fatores associados ao aumento na expectativa de vida das pessoas.
Esse novo estudo mostra, que mesmo mantendo o consumo de metionina em níveis mais altos, a suplementação com selênio consegue melhorar os marcadores de saúde e aumento na expectativa de vida. 
Os resultados sugerem também, um certo grau de proteção contra obesidade. 
Tudo provavelmente graças à redução nos níveis de IGF-1 (Fator de Crescimento Semelhante à Insulina) e aos efeitos antioxidantes, protetores cardíacos e de melhora imunológica que o selênio pode produzir. 
Tanto a restrição de metionina na dieta (dieta vegetariana), quanto a suplementação com selênio parecem reduzir as taxas circulantes de IGF-1.  
Nos alimentos, as maiores fontes de selênio são de origem animal, como carnes, peixes, queijos leites e ovos. 
Estes produtos fornecem entre 2,0 a 54,3 µg de selênio para cada 100 gramas.
Curiosamente os vegetais são pobres fontes de selênio, com exceção das castanhas do pará (cerca de 45 µg/100 gramas) e a castanha-de-caju (em torno de 11 µg/100 gramas).
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]