Alerj nomeia espaço do Palácio Tiradentes em homenagem a Gil Vianna e João Peixoto
24/03/2021 22:14 - Atualizado em 28/03/2021 10:08
As três galerias do plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, serão nomeadas em homenagem aos ex-deputados Gil Vianna, João Peixoto e Farid Abraão - que faleceram após contrair o coronavírus. A homenagem foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quarta-feira (24). A medida será publicada no Diário Oficial do Legislativo pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT).
Na justificativa, as deputadas lembram que 2020 foi um ano de muitas perdas e tristeza em lares brasileiros e locais de trabalho, incluindo a Assembleia pela perda de dois colegas deputados na ativa e de um ex-deputado. 
Gil Vianna foi eleito deputado em 2018, com 28.636 votos, e já havia assumido mandato em 2017 como suplente. Policial militar, ele iniciou a carreira política em 2008, como vereador em Campos dos Goytacazes. O parlamentar foi autor de 13 leis, além de ocupar o cargo de presidente da Comissão em Defesa da Pessoa com Deficiência.
João Peixoto tinha 75 anos e exercia o sexto mandato na Alerj, era líder do partido Democracia Cristã e presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Casa. Casado e pai de três filhos, Peixoto também foi vereador de Campos na década de 1990 e ficou conhecido por ser autor da lei que levou o abastecimento por GNV para o Norte Fluminense.
Na Alerj, Farid exerceu cinco mandatos, tendo sido deputado estadual constituinte, em 1989. Foi também líder partidário e presidente da Comissão de Obras Públicas. Foi autor de leis como a 1751/90, que obrigou o Estado a contar com uma Política de Saúde Preventiva do Diabetes. Além disso, Farid era pai do ex-deputado Ricardo Abrão, que esteve na Casa por dois mandatos.
João Peixoto
João Peixoto / Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Channa Vieira

    [email protected]