Aula presencial na rede privada de Macaé a partir de 1º de março
Dora Paula Paes 24/02/2021 15:17 - Atualizado em 24/02/2021 16:20
O prefeito de Macaé, Welbert Rezende, decidiu pela reabertura das creches e pré-escolas da rede privada na próxima segunda-feira (01). O Plano de Retomada das Aulas Presenciais no município foi publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira (24). Já as unidades da rede pública municipal, só receberão os alunos em maio.
A decisão do prefeito tem como uma das suas bases a afirmação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, do último dia 19, quando disse estar pretendendo a adaptação no Plano Nacional de Imunização (PNI) e deve fazer essa inclusão dos professores na lista até março.
O prefeito Welberth Rezende afirmou, em rede social, que as datas seguem como premissa os índices de contágio do Coronavírus e a taxa de ocupação dos leitos de UTI.
“É bom deixar claro, que esse retorno depende muito dos índices da pandemia. Caso haja um aumento muito significativo nos casos e na taxa de ocupação de leitos, não teremos problema algum em retroceder no plano para conter a Covid-19. A nossa esperança é de que, até maio, consigamos avançar na vacinação dos profissionais de Educação que foram incluídos no grupo prioritário pelo Ministério da Saúde”, escreveu o prefeito.
- Somos contrários ao retorno das aulas presenciais nesse momento, seja da rede pública ou particular. Entendemos que qualquer tipo de retorno pode aumentar o número de contaminações; de acordo com estudos recentes, crianças têm uma capacidade de transmissão muito maior do que adultos. O retorno da escola privada agora também vai aprofundar as desigualdades. A pandemia só vai potencializar. É um retorno irresponsável, uma política de morte e uma tragédia anunciada feita pelo governo municipal - disse uma das coordenadoras do Sepe de Macaé, Juliana Pires. Ainda, segundo ela, esse plano é uma atualização do protocolo de 2020, onde muitas das partes envolvidas ficaram de fora da elaboração final.
No dia 19 último, o ministro da Saúde afirmou, durante reunião com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que estuda inserir os professores no próximo grupo prioritário da vacinação.
Pelo calendário da Prefeitura, a rede privada retorna em três datas diferentes de março. Após creche e pré escola, no dia 15 de março voltam às aulas os alunos do Fundamental I; no dia 29, Fundamental II e no dia 14 de abril, o Ensino Médio.
Na rede pública municipal o retorno está previsto para creche e pré-escola para o dia 3 de maio. Pelo calendário o retorno de toda a rede será concluído até o final do mês de maio.
Sepe de Macaé aponta falhas no Plano 
Em uma extensa nota no Facebook do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) de Macaé, os sindicalistas apontam brechas no Plano de Retomada das Aulas Presenciais. "Nosso trabalho sindical mostra que o Plano apresentado não reflete as apreensões e posições dos profissionais da Educação", diz trecho da publicação.
Dentre os apontamentos criticados estão a "disponibilidade de 30% de leitos de UTI para o retorno presencial das aulas...não se trata de um número seguro, já que essa pandemia pode surpreender com desenvolvimento rápido".
Outros pontos, entre tantos apontados, está a não previsão de fechamento de salas, do turno ou da própria escola em caso de certo número de contaminados, a exemplo do plano apresentado pelo município de Rio das Ostras.
A distância de um metro entre um aluno e outro, a previsão de que não se pode negar acesso à escola das crianças sem máscara... "Há silêncio do plano sobre várias questões cientificamente debatidas sobre a Covid", reforça o texto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS