Canteiros recebem manutenção
Paula Vigneron 19/11/2020 16:45 - Atualizado em 20/11/2020 19:59
Limpeza no trevo do contorno
Limpeza no trevo do contorno / Rodrigo Silveira
Após semanas de chuva, com consequente acúmulo de água, lixo e mato, a Prefeitura de Campos realizou, nos últimos dias, limpeza em parte dos canteiros do município. Até a última quarta-feira (18), alguns dos canteiros localizados nos pontos mais movimentados da cidade estavam sem manutenção, cercados por sujeira e matagal. Entre outros, os trechos mais malconservados eram o canal Campos-Macaé, a BR 101 e a Pecuária. Na quinta (19), equipes fizeram intervenções no trevo da entrada da cidade.
Em visita a áreas de grande circulação, a equipe de reportagem da Folha da Manhã flagrou, na quarta-feira, a má conservação dos espaços verdes. Assim como acontece na Pecuária, os canteiros das proximidades do Boulevard Shopping, às margens da BR 101, deram lugar a um grande volume de mato, que traz riscos para os moradores devido ao acúmulo de lixo e à possibilidade de atrair mosquitos e outros animais.
Pouco à frente, no contorno da rodovia, além de o matagal cobrir parcialmente as placas de sinalização, foram descartadas máscaras usadas no combate à Covid-19, o que representa perigo não só para o meio ambiente, mas também para os campistas. No Brasil, a maioria das secretarias estaduais de Saúde orienta que a população descarte as máscaras em lixeiras fechadas ou em sacos plásticos vedados. Nesta área, na quinta-feira, a Prefeitura efetuou a limpeza.
Canal Campos-Macaé
Canal Campos-Macaé / Rodrigo Silveira
Já na avenida José Alves de Azevedo, pedaços dos arcos do canal Campos-Macaé foram cobertos pelo mato dos canteiros. O segurança Rodrigo Maciel de Azevedo, de 28 anos, contou que, há uns dias, estava à beira do valão e se assustou no momento em que um lagarto grande saiu do matagal.
— Eu tirei até uma foto. Os canteiros daqui, você pode ver, estão cheios de mato há mais de mês. Você vê vários bichos. No meu ponto de vista, a cidade está abandonada. Não só os canteiros, mas toda a cidade. Tem entulho, não tem coleta seletiva de lixo. No meu bairro mesmo, não passa uma máquina para tirar entulho faz tempo. Eu moro em Goitacazes. A cidade está totalmente abandonada pelo atual prefeito. Espero que o próximo prefeito valorize a nossa cidade — afirmou.
A opinião de Rodrigo é compartilhada pela servidora pública Magdala dos Santos de Abreu, de 40 anos. Para ela, a situação é de “verdadeiro descaso com a cidade”:
— Além de acumular água parada da chuva (nos canteiros), tem o problema da dengue, de dar roedores. A cidade está abandonada. Tudo largado. Eu me sinto descartada, como se a nossa opinião enquanto população não valesse a pena. A rua onde eu moro, na Pecuária, é cheia de entulhos, de lixo, de mato. É um total desleixo. As calçadas também não estão boas; estão quebradas. É muito complicado.
Para Magdala, o próximo gestor deve estar atento a essas necessidades e, também, às demandas da Saúde, da Educação e do transporte público.
— Para o futuro prefeito, eu pediria melhorias na Saúde, principalmente; nas escolas, que estão péssimas. Estamos com falta de material, de papel higiênico, principalmente nas creches onde eu trabalho. Eu gostaria que vissem esse lado, que zelassem pelos programas sociais e cuidassem das praças da nossa cidade. A cidade de Campos está realmente abandonada — lamentou. 
Prefeitura alega queda de recursos e déficit
Sobre a conservação e limpeza dos canteiros de Campos, a Prefeitura explicou, em nota, que, “devido às constantes quedas de recursos do município e ao déficit financeiro encontrado no início da gestão, foi necessária a redução do contrato com a empresa responsável pela limpeza, mas o serviço continuou sendo realizado, seguindo novo cronograma. Apesar de estarem em permanente manutenção, as chuvas que ocorrem nesse período favorecem o crescimento muito rápido do mato no município”.
Ainda em nota, o governo municipal informou que o cronograma geral referente a esses serviços foi alterado por conta de ações emergenciais, consequências das chuvas das últimas semanas, realizadas no distrito de Santo Eduardo e na localidade de Três Vendas. “Após as chuvas, as equipes estão retomando os serviços de conservação das grandes avenidas e retirada de inertes (entulhos). Cabe ressaltar que a coleta domiciliar segue sendo realizada regularmente, pois o principal objetivo é a manutenção dessa prestação de serviço”.
De acordo com a Prefeitura, nessa semana, foram concluídas manutenções dos canteiros das avenidas Nazário Pereira Gomes e José Carlos Pereira Pinto, em Guarus, e avenidas Felipe Uébe, Nilo Peçanha e Alberto Lamego. Também foi reiniciado novo cronograma das avenidas Arthur Bernardes e Presidente Kennedy.
Para a próxima semana, está previsto o início da limpeza no Centro, incluindo a avenida José Alves de Azevedo, onde é necessária equipe noturna devido ao grande fluxo de pessoas durante o dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS