Prevista para essa segunda, montagem de hospital de campanha em Campos ainda não começou
Paula Vigneron 07/04/2020 12:17 - Atualizado em 12/04/2020 12:59
Área continuava vazia na manhã desta terça
Área continuava vazia na manhã desta terça / Genilson Pessanha
Mesmo com previsão para ser iniciada desde segunda-feira (6), a montagem do hospital de campanha para pacientes com coronavírus em Campos, que funcionará na antiga Vasa, na avenida 28 de Março, não começou. A cidade tem 9 casos confirmados de Covid-19 e 19 suspeitos. Nesta terça-feira (7), o local permanecia vazio. Até o momento, foi realizada apenas a limpeza do terreno. No último dia 2, uma equipe do governo do Estado, acompanhada pelo deputado federal Wladimir Garotinho, realizou uma inspeção na área. A previsão é de que a inauguração da unidade seja no dia 30 de abril. A secretaria de Estado de Saúde reafirmou que os prazos estão mantidos e destacou que a montagem dura cerca de duas semanas.
Por meio de nota, nesta terça-feira, a secretaria de Saúde explicou que “as montagens estão com os prazos mantidos. Informa ainda que a montagem dura, em média, de 12 a 15 dias. Após isso, cada unidade será equipada para atender a população. Ao todo, serão 1.900 leitos espalhados por diversas regiões do estado. Além desses leitos, a secretaria já inaugurou, nos últimos 40 dias, outros 548 leitos que ficarão como legado para a população após a pandemia do coronavírus”.
De acordo com o governo do Estado, o hospital de campanha contará com 100 leitos. Destes, 20 serão de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Inicialmente, a montagem da estrutura estava prevista para ser iniciada em 26 de março, conforme antecipado pelo blog Opiniões, do jornalista Aluysio Abreu Barbosa. O prazo, no entanto, não foi cumprido. Desde então, ocorreu a visita da equipe do governo do Estado e, no dia seguinte, 3 de março, a Prefeitura realizou a limpeza do terreno.
Em todo o Rio de Janeiro, os leitos de campanha ficarão distribuídos da seguinte maneira: 400 no Complexo do Maracanã (80 deles de CTI); 200 ao lado do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo (40 de CTI); 200 no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias (40 de CTI); 200 no Parque dos Atletas, em Jacarepaguá (40 de CTI); 200 no terreno do 23º BPM, no Leblon (40 de CTI); 200 no aeroclube de Nova Iguaçu (40 de CTI); 100 em Campos dos Goytacazes, no Centro, próximo ao shopping (20 de CTI); e 100 no Hospital Regional Gélio Alves Faria, em Casimiro de Abreu (20 de CTI). Além desses, há 200 na Fiocruz (todos de CTI), para atender a população do estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS