Norte e Noroeste Fluminense registram 22 confirmações e 527 suspeitas de coronavírus
05/04/2020 16:19 - Atualizado em 12/04/2020 10:54
Testes de coronavírus
Testes de coronavírus / Divulgação
Os municípios do Norte e Noroeste Fluminense registraram, neste domingo (5), 527 casos suspeitos e 22 confirmados de coronavírus (Covid-19). Até esse sábado (4), eram monitorados 519 pacientes com sintomas semelhantes ao de infecção pelo vírus. Campos confirmou mais três casos da doença neste domingo, subindo para seis o número de pessoas contaminadas na cidade. Já o município de São João da Barra informou a confirmação do primeiro caso de Covid-19. Conceição de Macabu apresentou redução no número de casos suspeitos, caindo para dois na cidade. São Francisco de Itabapoana descartou um caso nesse sábado. Já Macaé, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e Santo Antônio de Pádua contabilizaram crescimento na estatística. Os casos confirmados na região foram em Macaé (13), Campos (6), Itaperuna (1), Porciúncula (1) e São João da Barra (1). No estado do Rio, a Secretaria de Estado de Saúde registrou 64 mortes e 1.394 casos confirmados do novo coronavírus. Há ainda 72 óbitos em investigação. No país, mais de 10,5 mil casos foram confirmados da doença e 455 mortes foram registradas. No balanço de sexta-feira (03), o total de infectados era 9.056 e os mortos eram 359. O estado de São Paulo lidera tanto em número de casos (4.466) quanto em mortes (260).
Campos teve mais três casos confirmados de Covid-19 neste domingo, somando seis confirmações da doença no município. Entre os três casos novos, em vídeo veiculado nas redes sociais, o prefeito Rafael Diniz (Cidadania) informou o primeiro de transmissão local do novo coronavírus sem origem externa definida. O que indica que o vírus está circulando na cidade.
Os outros dois novos casos confirmados neste domingo seriam de um campista que veio de viagem de Nova York e contaminou aqui um parente. O primeiro caso confirmado foi de um paciente que veio de São Paulo e os dois seguintes, divulgados na sexta (03), de duas profissionais de saúde que trabalham fora de Campos. Todos os seis casos confirmados seriam leves e estariam em isolamento residencial.
O município de São João da Barra confirmou o primeiro caso da doença neste domingo (5). Trata-se de uma mulher de 51 anos, identificada há uma semana na barreira sanitária e que, de imediato, foi encaminhada para o isolamento domiciliar com acompanhamento da secretaria municipal de Saúde. Ao ser parada na barreira, a paciente relatou ter estado na cidade do Rio de Janeiro anteriormente, há duas semanas. O quadro, segundo o município, é considerado bom.
São João da Barra permanece com 11 notificações, agora com uma confirmação e nove casos descartados por exames e um ainda aguardando o resultado, cumprindo isolamento domiciliar.
Liderando o ranking de confirmações e suspeitas no Norte e Noroeste, Macaé informou que o número de casos suspeitos chegou a 259 neste domingo (5). Até essa sexta, eram 245. O Centro de Triagem do Doente com Coronavírus de Macaé realizou, até as 12h deste domingo (5), 26 atendimentos. Foram notificados quatro casos de síndrome gripal e nenhum paciente encaminhado para o Hospital Público Municipal (HPM).
A Prefeitura de Itaperuna informou, em boletim divulgado na noite dessa sexta-feira, que o número de casos suspeitos subiu de 126 para 127. Uma criança está em internada com quadro considerado leve e os demais pacientes seguem em isolamento domiciliar. De acordo com as informações, eles estão “seguindo todas as orientações necessárias e sendo monitorados pela Secretaria de Saúde”. Na última sexta-feira (3), o município confirmou seu primeiro caso da doença. 
Já em Santo Antônio de Pádua, foram registrados mais dois casos suspeitos da doença, subindo para 88. De acordo com a Prefeitura, sete pacientes coletaram material para exame, que foi enviado para o Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ). Ainda não há previsão para o resultado. Na cidade, um caso foi descartado.
Neste domingo, a Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana divulgou novos dados sobre coronavírus na cidade. Mais dois casos foram registrados como suspeitos, subindo para 15 o número de pacientes monitorados. Desse total, 12 pacientes estão sendo monitorados em suas residências e 3 pacientes estão hospitalizados. Os números do boletim apontam ainda que permanecemos com 14 casos descartados, conforme dados coletados pela Vigilância Epidemiológica. Os casos suspeitos aguardam o resultado de exame laboratorial que será informado pelo laboratório Central Noel Nutels (LACEN – RJ), após análise.
Conceição de Macabu registrou queda na estatística. Com a nova atualização do boletim epidemiológico, divulgada no final da noite dessa sexta-feira, dois casos são considerados suspeitos e cinco foram descartados. Seis pacientes estão sendo monitorados pela secretaria de Saúde do município.
São Francisco também descartou mais um caso suspeito. O secretário de Saúde, Sebastião Campista, informou, na manhã deste sábado (4), que o município monitora apenas um paciente com sintomas semelhantes aos de Covid-19. Ele segue em isolamento domiciliar e aguarda resultado do exame, que será encaminhado pelo Lacen. Desde o início da pandemia, foram notificados cinco casos em SFI.
Outros municípios com casos suspeitos são: Miracema (7); São João da Barra (1); São Fidélis (4); Aperibé (2); Italva (2); Porciúncula (1); Carapebus (1), Cambuci (1); Cardoso Moreira (1).
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS