Italva terá nova eleição dia 10 de maio
Arnaldo Neto 03/03/2020 22:12 - Atualizado em 10/03/2020 14:57
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro definiu o calendário das eleições suplementares de Italva, no Noroeste Fluminense, que teve a prefeita e o vice eleitos em 2016 — Margareth do Joelson (PP) e Bruninho (PV), respectivamente — cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o calendário, o pleito vai acontecer no dia 10 de maio e o mandato dos eleitos termina em 31 de dezembro deste ano. Margareth diz que ainda recorre ao Supremo Tribunal Federal (STF para voltar ao cargo. Ela e o vice foram cassados, em dezembro do ano passado, por compra de votos no pleito de 2016.
Segundo o calendário das eleições suplementares de Italva, que será publicado nesta quarta no Diário Oficial da Justiça (disponibilizado em sua versão online desde a noite de hoje), os partidos têm entre 25 e 29 de março para realização das convenções. Já no dia 3 de abril, até as 19h, os partidos e coligações devem apresentar o pedido de registro das candidaturas. No dia seguinte, as propagandas eleitorais têm início. Os eleitos serão diplomados no dia 1º de junho e cabe à Câmara Municipal a solenidade de posse para o mandato que termina junto com o ano de 2020.
Entre os eleitores, estão aptos aqueles que estavam em situação regular até 11 de dezembro de 2019.
Nas redes sociais, a prefeita cassada comentou sobre a nova eleição do município. “Gostaria de informar que o fato do TRE ter marcado a data da possível eleição suplementar em Italva para 10 de maio não descartou o meu possível retorno ao cargo de prefeita que conquistei no voto. Temos um recurso em tramitação no STF e confiamos na vitória, o que nos reconduzirá ao cargo e cancelará esse pleito suplementar. O TRE está somente seguindo os trâmites normais. Sigo confiante na Justiça e em breve Italva voltará a sorrir”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS