Longas filas em retomada de vacinação contra Influenza em Campos
30/03/2020 11:21 - Atualizado em 02/04/2020 16:35
  • Vacinação retomada em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Vacinação retomada em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Vacinação retomada em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Vacinação retomada em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Vacinação retomada em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Vacinação retomada em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Vacinação retomada em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Vacinação retomada em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

Suspensa na última sexta-feira (27), a campanha de vacinação contra a Influenza foi retomada nesta segunda-feira (30), em Campos, com longas filas nos pontos de imunização. No Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), onde funciona um dos pontos no sistema drive-thru, os idosos chegaram a dizer que o tempo de espera para atendimento varia entre duas a três horas. Segundo cronograma da Prefeitura, nesta segunda voltam a ser vacinadas pessoas entre 60 e 69 anos. Uma novidade é que, esta semana, serão disponibilizados mais dois postos — prédio antigo da UPH São José (ponto fixo) e drive thru em Travessão, no pátio da igreja católica. O horário é sempre das 9h às 16h.
A vacinação foi interrompida na tarde da última sexta-feira (27), devido à grande procura, que esgotou a primeira remessa de doses da vacina enviada pela Secretaria de Estado de Saúde.
Durante dois dias da semana, equipes vão vacinar pessoas acamadas em suas residências. O direcionamento é feito às terças e quintas, conforme agendamento. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, os responsáveis pelos acamados, que ainda não estão cadastrados na Vigilância Epidemiológica, podem entrar em contato com o setor, através do telefone (22) 98175-2482.
As instituições hospitalares e asilos receberão equipes de imunização previamente agendadas. Os trabalhadores da área de saúde devem apresentar carteira de identificação no momento da imunização.
Demais vacinas suspensas - Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Campos suspendeu todo o esquema de vacinação de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Referência do município. Os pontos de vacinação seguem vacinando apenas contra a gripe, de acordo com o novo cronograma de imunização da Campanha Nacional.
Segundo o Ministério, tanto a imunização de rotina, inclusive de crianças, quanto a vacinação contra o sarampo, deverão ser realizadas somente após o fim da primeira etapa da campanha contra a gripe, a partir de 16 de abril. Toda população deve aguardar o encerramento desta fase para que possa voltar a se vacinar normalmente. 
Demais grupos - A segunda fase da campanha de vacinação está prevista para 16 de abril, abrangendo professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais.
Terceira fase – A partir de 9 de maio, começa a vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos, 9 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos em medidas sócio educativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos entre 55 a 59 anos, pessoas com deficiência.
Pontos de vacinação fixa
Cede Lulu Beda (Jardim Carioca)
Colégio Salesiano
Uenf
UBS Morro do Coco
UBS Lagamar
UPH São José (prédio antigo)
Pontos de drive-trhu
Cepop
FRC
Travessão, no pátio da igreja católica
Tabela de vacinação de acordo com a idade
Segunda, dia 30 — Idosos entre 60 e 69 anos
Terça, dia 31 — Retoma maiores ou iguais a 80 anos
Quarta, dia 01 — Idosos entre 70 e 79 anos
Quinta, dia 2 — Idosos entre 60 e 69 anos
Sexta-feira, dia 3 — Idosos maiores ou iguais a 80 anos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS