Adiados para 2021, Jogos Olímpicos e Paralímpicos têm datas definidas
30/03/2020 13:21 - Atualizado em 05/05/2020 21:11
Bandeira dos arcos olímpicos
Bandeira dos arcos olímpicos / Divulgação/COI
O Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio (TOCOG) e o governo japonês anunciaram nesta segunda-feira (30) que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos já têm novas datas: de 23 de julho a 08 de agosto e de 25 de agosto a 06 de setembro de 2021, respectivamente. Com isso, os eventos são postergados em um ano.
Segundo o COI, a decisão é baseada em três princípios estabelecidos por seu Conselho Executivo: proteger a saúde dos atletas e todos os envolvidos com os Jogos; preservar os interesses dos atletas e do esporte olímpico; e respeitar o calendário esportivo mundial.
Para o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a definição de uma nova data é positiva para os atletas e treinadores brasileiros. “É muito importante principalmente para os atletas, que estavam angustiados com essa indefinição. A periodização de treinamentos poderá ser adequada a um novo objetivo, ajudando a transmitir mais calma a eles e também aos seus treinadores”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley, apontando ainda os aspectos práticos dessa decisão para a entidade.
— O COB poderá discutir, de forma mais detalhada, com todos os parceiros e fornecedores sobre a organização da participação brasileira nesta edição dos Jogos. Isso permitirá que o foco seja direcionado ao enfrentamento desse momento que estamos passando — completa.
As 178 vagas conquistadas até agora pelo Time Brasil para os Jogos Olímpicos estão mantidas. Em relação ao processo de qualificação para os Jogos, possíveis mudanças deverão ser comunicadas em abril, após definição do COI e das Federações Internacionais (FIs).
Fonte: COB.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS