Catarine Barreto e Virna Alencar
06/03/2020 08:57 - Atualizado em 10/03/2020 14:36
Caso foi registrado na 146ª DP
/
Catarine Barreto
Duas escolas foram arrombadas entre a madrugada e manhã desta sexta-feira (06), em Guarus. De acordo com a Polícia Militar, uma das unidades foi a Creche Escola Getúlio Vargas, no Parque Alvorada, onde os suspeitos aproveitaram o intervalo entre a saída do vigia noturno e o horário de abertura da escola, das 6h e 7h. Já o outro alvo foi a Escola Estadual General Dutra, no Fundão. Os casos foram registrados na 146ª Delegacia de Polícia, de Guarus. A Polícia Civil investiga também arrombamentos e furtos em mais cinco unidades escolares da rede municipal de ensino de Campos, ocorridas no mês de fevereiro, além de um possível envenenamento de merenda em uma delas, a Escola Municipal Dr. Luiz Sobral, no bairro Jardim Carioca, em Guarus. Merendeiras da escola encontraram, em garrafas de suco, material semelhante ao veneno para ratos popularmente conhecido como chumbinho. O material foi encaminhado para perícia, mas o resultado do laudo ainda não foi divulgado.
De acordo com a Polícia, na Creche Escola Getúlio Vargas, que fica na rua Alta de Souza, foram levados vários alimentos, como feijão, açúcar e achocolatado. A porta principal da unidade, da secretaria e da cozinha foram arrombadas. A PM informou ainda que o vigia noturno da unidade teria finalizado o expediente às 6h e a escola abriria às 7h. Nesse período de uma hora, que teria acontecido o arrombamento e furto.
Já na Escola General Dutra, que fica na avenida Souza Mota, nenhum objeto foi furtado, mas pelo menos cinco portas foram arrombadas e o bebedouro danificado. O caso é tratado como vandalismo.
De acordo com a Prefeitura de Campos, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) está tomando providências junto aos órgãos de segurança e também já solicitou reforço de patrulhamento à Guarda Municipal e à Polícia Militar. A GCM realiza patrulhamento 24h nas regiões em que houve invasão de unidades escolares. Os casos foram registrados na delegacia e estão sendo investigados pela Polícia Civil. Foram levados da creche do Parque Alvorada os alimentos da despensa. Não houve aula na unidade nesta sexta-feira (6).
Na ocasião, representantes da empresa responsável pela merenda foram ouvidos na delegacia, mas não quiseram se pronunciar sobre o caso. Arrombamentos também foram verificados na Creche Orla 1 e nas escolas municipais Olga Linhares Corrêa, Dr. Luiz Sobral, Lions Goytacá e Pequeno Jornaleiro.
O delegado titular da 146ª DP, Pedro Emílio Braga declarou que “A Polícia Civil vem buscando apurar a verdadeira causa das invasões. Ainda não há resultado sobre a perícia e as investigações ocorrem em sigilo”, finalizou.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informou que a direção do Colégio Estadual General Dutra identificou o caso de vandalismo na manhã desta sexta-feira, entrou em contato com a polícia e providenciou o registro de ocorrência na delegacia local: "As aulas na unidade escolar estão acontecendo normalmente. A Seeduc está avaliando os danos para realizar o devido reparo".