Farra dos atestados na Saúde de Campos será investigada
03/03/2020 21:19 - Atualizado em 10/03/2020 14:32
O homem foi socorrido em estado grave para o HFM
O homem foi socorrido em estado grave para o HFM
Após denúncias sobre a “farra dos atestados” na Saúde Pública de Campos apresentada pela Inter TV, do Grupo Folha, na noite da última segunda-feira (2), no RJ Inter TV 2ª edição, a Prefeitura de Campos informou nesta terça-feira que será instaurado um processo administrativo para apurar detalhadamente cada caso. O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) também se pronunciou sobre a denúncia. Já o Sindicato dos Médicos de Campos (Simec), não comentou o fato. De acordo com o levantamento feito nos últimos dois meses pela reportagem, alguns médicos que mais apresentaram atestados no município continuaram o atendimento em consultórios particulares, fazendo viagens e praticando esportes. Os dados, obtidos através da Lei de acesso à informação, revelaram a ausência de 16% dos médicos concursados no ano passado e o percentual aumentou 40%, em comparação ao ano de 2018. Atualmente, os médicos de Campos estão em greve há 22 dias e alegam, além do cumprimento do acordo que pôs fim à greve em agosto do ano passado, por parte da Prefeitura de Campos, a falta de condições de trabalho.
A Prefeitura, que já havia se pronunciado na segunda, dizendo que “se comprovada qualquer irregularidade, seja através de análise dos Departamentos Pessoais, de Recursos Humanos ou através de denúncia, será instaurado um inquérito administrativo contra o servidor que poderá resultar até em sua exoneração”, voltou a se pronunciar ontem e disse que “diante de denúncias apresentadas, será instaurado um processo administrativo para apurar detalhadamente cada caso, com base nas diretrizes determinadas pelo Estatuto dos Servidores”.
Já o Cremerj disse que abrirá uma sindicância para apurar os fatos, mas que “ainda não foi informado pela Prefeitura”. Na segunda, o delegado regional do órgão em Campos, Rogério Bicalho explicou que o Conselho precisa ser provocado formalmente para apurar os casos individualmente.
O Simec não se pronunciou sobre o caso. (V.R.A.) (D.A.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS