Cursos de inclusão produtiva: aulas começam nesta segunda
07/03/2020 09:05 - Atualizado em 10/03/2020 15:12
Vice-prefeita Conceição SantAnna deu boas-vindas aos novos alunos na quinta-feira
Vice-prefeita Conceição SantAnna deu boas-vindas aos novos alunos na quinta-feira / Supcom
A vice-prefeita de Campos, Conceição SantAnna, deu as boas-vindas aos novos alunos dos Cursos de Inclusão Produtiva da Prefeitura de Campos. A aula inaugural aconteceu nesta quinta-feira (05) no Teatro Trianon. A novidade é que, para este ano, a Prefeitura de Campos triplicou o número de vagas, totalizando 940 inscritos. Os cursos são administrados pela secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS).  As aulas dos cursos de cabeleireiro, panificação, costura criativa e serigrafia terão início no dia 09 de março; e a de artesanato, no dia 14 de abril. Os mais procurados são o de padaria e cabeleireiro. As inscrições foram realizadas de 13 a 31 de janeiro.
— Ter um certificado hoje em dia é importantíssimo. Admiro demais os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. Esses projetos têm um grande valor pois proporcionam novos conhecimentos e criar novas oportunidades de trabalho. Que vocês tenham muita sorte e empenho, para se tornarem novos empreendedores. Temos que dar o melhor de nós, fazendo sempre dá melhor forma, sem puxar o tapete de ninguém. Aproveitem a oportunidade que estão tendo de terem aulas com esses excelentes profissionais — comentou a vice-prefeita.
A diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Anne Caroline Cardoso, representou a secretária Pryscila Marins e explicou que os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) são a porta de entrada para os cursos, bem como os acolhimentos institucionais.
— Tivemos um saldo bastante positivo no ano passado com 270 pessoas certificadas. No final deste ano o êxito será ainda maior. Que vocês saibam utilizar esse conhecimento para o ingresso no mercado de trabalho. A assistência social vem nos ajudar naquele momento de vulnerabilidade social que muitas vezes passamos, e colabora para que vocês se realizem como cidadãos e consigam uma nova colocação — disse Anne.
A diretora do Departamento de Programas e Projetos, Catharina Barbosa, falou da rotina do setor e destacou que a Secretaria preza por um atendimento humanizado. "Aproveitem como se fosse a única oportunidade da vida de vocês. Temos muitos relatos de sucesso de ex alunos que conseguiram obter renda antes mesmo de concluírem o curso. Vocês já deram o primeiro passo e por isso já são vencedores", afirmou.
A coordenadora do Acessuas em Campos, Ester Alferino, ligado ao governo federal e parceiro da Secretaria, falou que esse representa o começo de uma nova etapa. "Essa é uma oportunidade dada pela política pública de assistência social da Prefeitura de Campos que trabalha pela emancipação das pessoas, não somente oferece cursos, dando a vocês autonomia para fazer escolhas. Sem oportunidade não existe caminho possível. Dêem o melhor de vocês, pois, da nossa parte, faremos nosso melhor. Não desistam. Acreditamos na transformação de vidas".
Participaram, ainda, a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Cristiane Versiani; coordenador dos Cursos para Área Rural, Francisco Alves; gerente do Departamento de Programas e Projetos, Iara Nascimento; gerente geral dos Cras, José Vitor Silva; além de todos os instrutores.
Yasmin dos Santos, 18 anos, fez o curso de artesanato no ano passado. Gostou tanto que se inscreveu esse ano nas aulas de cabeleireiro. "Entre obrigada nas aulas do ano passado, por estar cumprindo medida Socioeducativa. Mas gostei tanto, encontrei professores maravilhosos e amigos, companheiros, que voltei para fazer outro curso. Mudou a minha vida para melhor, eu não pensava muito antes de fazer as coisas, era impulsiva. Agora, com a ajuda do Cras e dos professores, estou buscando novos caminhos", disse a jovem.
Fonte: Prefeitura de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS