Consórcio traz R$ 1 milhão para iluminação pública
05/03/2020 20:50 - Atualizado em 10/03/2020 15:11
O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) foi classificado no edital da Eletrobrás, por meio da Chamada Pública do Procel Reluz 2019, um dos programas estratégicos do Governo Federal. O Cidennnf foi o primeiro consórcio selecionado da região Sudeste que receberá recurso financeiro de R$ 1.083.382,22 para aquisição de lâmpadas LED, na iluminação pública de Cardoso Moreira e Campos dos Goytacazes, municípios consorciados que cumpriram as exigências do edital.
O aporte do recurso será liberado após a publicação no Diário Oficial da União. Com ele, os municípios poderão realizar a substituição da luminárias convencionais para luminárias de tecnologia LED, beneficiando vários bairros residenciais, comerciais, áreas de grande fluxo de pedestres e veículos.
— Essa classificação mostra o compromisso que o Cidennf tem na busca de melhorias no desenvolvimento tanto econômico, quanto social dos municípios. Todo o processo durou aproximadamente seis meses, com várias etapas, todas elas cumpridas pelo consórcio que teve a maior nota de toda região sudeste. Vale ressaltar que esse recurso não vai gerar ônus para os municípios e o Cidennf. Isso mostra a capacidade de gestão e o potencial que o consórcio tem de transformar os municípios nesses momentos de uma nova realidade financeira — destacou o secretário executivo do Consórcio, Vinícius Viana.
A Eletrobrás lançou em 2019, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), a chamada pública para seleção de projetos de eficiência energética em iluminação pública com tecnologia LED. Pela Cidennf e com apoio técnico da Superintendência de Iluminação Pública do município de Campos, foram apresentados diversos projetos de eficiência energética para implantação de iluminação pública de LED, que irão beneficiar as cidades de Campos e Cardoso Moreira, cidades consorciadas.
O Cideenf foi idealizado por municípios da região Norte e Noroeste do Estado com o objetivo de agrupar diversas demandas dos entes consorciados com intuito de otimizar as estruturas de pessoal, equipamentos, materiais e instalações para melhor gestão de programas e de serviços público. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS