São João da Barra na final em prêmio da Firjan
16/01/2020 18:55 - Atualizado em 20/01/2020 17:23
O Programa de Qualificação Profissional desenvolvido em parceria entre a GNA (Gás Natural Açu), Prefeitura de São João da Barra e Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) é um dos finalistas do Prêmio Faz Diferença, na categoria Desenvolvimento do Rio. A votação vai até este domingo, 19, no site do jornal O Globo, que organiza o prêmio junto com a Firjan.
Criado em 2018, o programa já capacitou centenas de pessoas e ajudou a aumentar as possibilidades de acesso dos trabalhadores da região ao Complexo Portuário do Açu. Dos alunos que concluíram os cursos, 56% foram contratados para trabalhar nos empreendimentos da GNA, que irão compor o maior parque termelétrico a gás natural da América Latina.
— Foi com muita alegria e orgulho que recebemos a indicação para o Prêmio Faz Diferença. Disputar esse prêmio reforça que estamos no caminho certo. Cada curso do Programa de Qualificação Profissional foi pensando com muito carinho visando capacitar profissionalmente os moradores do entorno do nosso empreendimento. Para muitos moradores, o lançamento do programa representou uma grande oportunidade de mudança de vida — ressalta a Head de RH da GNA, Angela Serpa.
A prefeita Carla Machado destacou a importância de o município estar na final de uma premiação que tem grande visibilidade em todo o país.
— Para nós é motivo de orgulho ver São João da Barra entre os finalistas de um prêmio com tanto destaque. E é um reconhecimento do esforço que temos feito junto aos nossos parceiros que atuam no Complexo Portuário do Açu e junto à população, para que os investimentos feitos no município tragam cada vez mais oportunidades para nosso povo, No cenário nacional vivemos um momento de alto índice de desemprego e isso obviamente afeta também São João da Barra, mas temos buscado formas de enfrentamento a essa conjuntura na parceria com a GNA, com a Firjan e tantas outras empresas e instituições que estão sempre somando conosco — diz a prefeita.
Jovem sonha com carreira no Complexo
Foi o Programa de Qualificação que abriu as portas do Complexo do Açu para Nathaly de Souza Marcelino, 27 anos, que há oito meses conseguiu realizar o sonho do primeiro emprego. Moradora de São João da Barra, ela se inscreveu no curso de solda com eletrodo revestido. Depois de três meses de qualificação estava contratada pela Andrade Gutierrez, que irá construir a usina termelétrica.
No Porto, Nathaly trabalha como ajudante de produção. Mesmo num universo majoritariamente masculino, ela afirma que foi bem recebida e não se sentiu desconfortável por ser uma das poucas mulheres na equipe. “Se no começo não foi difícil, agora é ainda mais tranquilo porque tem crescido bastante o número de mulheres trabalhando no Porto. É um local de muito aprendizado para mim e onde quero construir minha carreira — conta Nathaly, que se forma este ano em Técnico de Eletricidade no IFF e já se prepara para a graduação em Administração de Empresas.
(A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS