Chuvas provocam cinco mortes
- Atualizado em 18/01/2020 18:33
As chuvas que atingem os municípios do sul do Espírito Santo desde sexta-feira (17) deixaram cinco mortos em duas das cidades mais afetadas pela força da água: Iconha, onde duas pessoas morreram, e Alfredo Chaves, vitimando três.
As informações foram dadas pela secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). No início da manhã de ontem (18), o governador Renato Casagrande chegou à Iconha para acompanhar os trabalhos da Defesa Civil Estadual. Lá, uma pessoa morreu ao ser levada pela enxurrada, enquanto um homem foi encontrado morto no quintal de uma casa. A suspeita é que ela tenha morrido afogado devido aos alagamentos.
Já em Alfredo Chaves, município onde mais choveu até agora (foram 249,2 milímetros nas últimas 24 horas), um casal de idosos morreu soterrado em um deslizamento de terra no bairro Cachoeirinhas. O neto do casal, que também estava em casa, foi resgatado.
A chuva também causou transtorno na BR 101 onde uma barreira caiu e obstruiu os dois lados da pista, no km 434, na altura do município de Atílio Vivacqua, no Espírito Santo. Equipes da concessionária que administra a rodovia no trecho iniciaram ainda os trabalhos de limpeza e mas a pista continuava interditada até ontem.
Em São Francisco de Itabapoana a programação do final de semana foi cancelada depois da chuva causar estragos, principalmente na localidade de Imburi.
O município de Iconha no Espírito Santo ficou embaixo d’água na noite dessa sexta-feira. Depois das fortes chuvas, o nível do rio, de mesmo nome, subiu quatro metros e arrastou geladeiras, carros e até mesmo caminhões. Além de Iconha, os municípios de Alfredo Chaves, onde a Defesa Civil confirmou a morte de um casal de idosos em um desabamento e Marechal Floriano também contabilizam prejuízos. No início da noite de sexta-feira, uma bar-reira caiu na BR 101, na altura do município de Atílio Vivacqua, devido ao encharcamento do solo e obstruiu a pista nos dois sentidos.
O município do Espírito Santo a contabilizar três mortes até o momento, Alfredo Machado foi o que mais recebeu chuvas nas últimas 24 horas, no estado vizinho, com 249,2 milímetros de chuva. Ruas foram inundadas e moradores ficaram desalojados depois do transborda-mento do rio Benevente. Ainda há bairros alagados.
Três pessoas ficaram soterradas no bairro Cachoeirinhas, onde uma casa desabou. Uma delas foi salva com fraturas e escoriações pelo corpo, mas um casal de idosos não resistiu e, até o final da manhã as equipes ainda tentavam o resgate dos corpos sob os escombros, onde moradores se mobilizaram nas buscas.
Em Iconha, jornais locais afirmam ser a maior inundação da história de Iconha e o Corpo de Bombeiros aponta pessoas desabrigadas e ainda não há informações sobre número de desalojados. Uma passarela foi danificada por um caminhão frigorífico arrastado pela força da correnteza e o Hospital Danilo Monteiro de Castro ficou alagado até o segundo pavimento. Até o final da manhã a informação era de 34 pessoas desalojadas.
Na manhã de ontem (18), com a cidade coberta de lama, moradores fizeram vídeos e fotos mostrando o estrago nas ruas. Vidraças de uma agência bancária foram quebradas, portas de ferro de estabelecimentos comerciais arrancadas e até um trailer onde funcionava uma lanchonete, no Centro, foi arrastado pela correnteza. Nas ruas há pedaços inteiros de paredes e carros amontoados sobre outros em canteiros devastados pela lama. (A.N.) (D.A.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS