Cantor e compositor Luiz Vieira morre aos 91 anos
16/01/2020 19:21 - Atualizado em 20/01/2020 17:05
O cantor e compositor pernambucano Luiz Vieira morreu nesta quinta-feira (16), no Rio, aos 91 anos, após uma complicação respiratória. A morte foi confirmada à imprensa através de sua esposa, Euridice Pereira, que se mostrava abatida porém conformada. “Viveu dignamente e suas canções foram cantadas pelo povo brasileiro de norte a sul do país”, disse.
Cantores como Caetano Veloso, Rita Lee, Nara Leão e Luiz Gonzaga já gravaram músicas de Vieira. O artista ganhou destaque na década de 1950 cantando diferentes gêneros, sobretudo samba e sertanejo. O pernambucano também participou de importantes rádios da época, como Tupi e Record.
Seu primeiro sucesso foi “Menino de Braçanã” (1953), mas foi com a música “Paz do meu Amor” (1963) que ele alcançou maior notoriedade. No ano passado, o disco “Luiz Vieira 90 anos” foi lançado em homenagem ao compositor e traz a gravação ao vivo de um show de homenagem realizado em 2018, com as participações de Zeca Baleiro, Maria Alcina, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Claudette Soares, Daniel e outros nomes da música brasileira.
O artista deixa a mulher, Euridice Pereira, e os dois filhos gêmeos de 12 anos. A família ainda não tem informações sobre o velório e o enterro.
Trajetória — Luiz Rattes Vieira Filho (Caruaru, 12 de outubro de 1928) é um cantor, compositor e radialista brasileiro. No início da sua carreira cantava músicas românticas, valsas e samba-canções. No programa de Renato Murce, no Rio, imitou Vicente Celestino. Foi crooner de orquestra num cabaré do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Conseguiu ser contratado pela rádio Tupi, por intermédio de Paulo de Grammont. Em 1950 acabou sendo contratado pelas rádios Tupi e Record, em São Paulo, que pertenciam as Emissoras Associadas. A canção “Menino de Braçanã” de 1953, foi seu primeiro sucesso, na voz de Roberto Paiva; e em seguida o cantor Ivon Curi, gravou-a. Em 1954 era cantor da rádio e televisão Record de São Paulo, permanecendo até 1961. Trabalhava na rádio Nacional (CBN) - 1959. “Encontro com Luiz Vieira”, o programa da TV Excelsior, de São Paulo. Estreou no ano de 1962. Ganhou as paradas de sucesso com a canção “Prelúdio Pra Ninar Gente Grande”, mais conhecida como Menino Passarinho. Chegou a fazer diversas viagens aéreas por semana, para fazer cinco programas de televisão. Viajava do Ceará ao Rio Grande do Sul. Não gostava de ser chamado de cantor, mas sim de cantador. Luiz Vieira era estudioso das músicas de cordel. (C.C.F.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS