Comércio fechado no Centro nesta quarta-feira
Paulo Renato Porto 14/01/2020 21:55 - Atualizado em 20/01/2020 17:22
Isaías Fernandes
O comércio, bancos e repartições públicas não abrirão as portas nesta quarta-feira em Campos devido ao feriado de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista. As exceções ficam por conta do Mercado Municipal e de alguns shoppings, além das farmácias de plantão, bares, padarias, hospitais públicos e postos de urgência. Outras exceções são algumas lojas do comércio popular da Rua João Pessoa.
— O comércio sempre observou o feriado que é uma data tradicional quando a maior parte dos campistas vai para Santo Amaro celebrar o padroeiro. O que pode funcionar são algumas lojas no Centro, ali na João Pessoa e adjacências, onde o atendimento não envolve funcionários, mas é feito pelos proprietários ou por pessoas da própria família. Mas se o comerciante quiser abrir sua loja não há problema, desde que faça um acordo com seus funcionários e pague seus direitos, respeitando o que diz a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) — disse o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Orlando Portugal.
O Boulevard Shopping abrirá de 14h às 22h, o mesmo ocorrendo ao Shopping Avenida 28, de 12h às 21h. O Guarus Plaza funcionará de 12h às 22h. O Campos Shopping, o Pelinca Square, o Vips e o Parquecentro não irão abrir hoje. Algumas unidades da rede Super Bom de supermercados também irão abrir no feriado.
Quem deve mesmo faturar mesmo com o feriado são os ambulantes na RJ 216 (Campos-Farol) e no próprio distrito de Santo Amaro, além do comércio do Farol de São Thomé.
Na contramão, o comerciante Alamir Chacur, proprietário de uma rede de lojas de artigos para presentes, discorda da folga no feriado religioso.
— Vivemos uma crise sem precedentes, o país, nosso município, o Estado em situação ainda pior. No fim do mês são contas a pagar, não estamos nadando em dinheiro. Respeito quem pensa diferente, mas é minha opinião. Alguns shoppings de nossa cidade irão abrir neste feriado. Precisamos de uma nova mentalidade — disse.
A queixa dos comerciantes este ano se deve ao número de feriados prolongados, o dobro de 2020.
— Esses feriados prejudicam muito o comércio. A CDL tem uma proposta para ser encaminhada à Assembleia Legislativa (Alerj). Quando os feriados caírem na quarta ou na quinta-feira seriam transferidos para a segunda-feira antecedente ao feriado — disse Orlando Portugal.
Outros feriados este ano serão no Carnaval (25 de fevereiro, terça); Sexta-Feira Santa (10 de abril): Tiradentes (21 de abril, terça): Dia do Trabalhador (1º de maio sexta): Corpus Christi (11 de junho, quinta): Dia da Independência (7 de setembro, segunda): Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro, segunda): Finados (2 de novembro, segunda): Natal (25 de dezembro, sexta).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS