Profissões que irão "bombar" em 2020
Paulo Renato Porto 10/01/2020 21:15 - Atualizado em 20/01/2020 17:19
Que tal começar o ano empregado ou buscar novos desafios e horizontes no mercado de trabalho? O Linkedin, rede social que opera com o mercado de trabalho, acaba de revelar as ocupações que irão “bombar” em 2020, através do levantamento “Profissões Emergentes”, onde destaca os 15 cargos mapeados. Nove deles estão ligados à área de Tecnologia da Informação. Segundo o estudo do Linkedin, em primeiro lugar, aparece o cargo de Gestor de Mídias Sociais com a demanda mais crescente do mercado, com a procura subindo anualmente a média de 122% entre 2015 e 2019.
O relatório foi feito com os dados de usuários com perfil público e que tenham ocupado um ou mais cargos nos últimos cinco anos no Brasil. A empresa analisou quais foram as profissões com maior movimentação no período e fez o cálculo de crescimento utilizando o número de contratações e taxa de crescimento para cada uma.
Outro destaque da lista é o cargo de motorista, em 10º lugar. O levantamento aponta que a expansão de aplicativos de transporte de passageiros, logística e de entrega justifica a ascensão da demanda, que aumentou uma média de 68% no período.
Outra profissão de destaque em 2020 é o de engenheiro de cibersegurança, com crescimento médio anual de 115%. Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; software de computadores; serviços financeiros.
Representante de vendas é outra que aparece com destaque, com crescimento médio anual de 109%. Três segmentos que mais buscam a profissão: Softwares de computadores; tecnologia da Informação e serviços; e internet.
A de motorista surge com crescimento de 68%, com cinco conhecimentos primordiais: serviço ao cliente, Microsoft Word, liderança, Microsoft Excel e vendas. Os três segmentos que mais requisitam a profissão são internet, transportes terrestres e ferroviários; além de serviços e facilidades ao cliente.
Na região, as profissões mais requisitadas por empresas são oportunidades oferecidas pelo Balcão de Oportunidades das prefeituras são direcionadas para o setor ofsshore e exige formação técnica na área de mecânica. Entre as funções de maior demanda, chefe e ajudante de cozinha, consultor imobiliário, corretor de imóveis, eletricista, motorista, laminador, operador de guindaste, soldador, caldeireiro, técnico químico, operador de empilhadeira, mestre de caldeiraria, líder de produção, mestre de obras, auxiliar de farmácia e operador de caixa, operador de telemarketing.
Outras profissões que aparecem em 2020 são engenheiro de dados, com crescimento anual de 75%; cientista de dados, crescimento médio anual de 78%; especialista em sucesso do cliente, 79%;
Outras profissões destacadas pelo Linkedin são cientista de dados, crescimento médio anual de 78%; Especialista em Inteligência Artificial, 73%; Desenvolvedor em JavaScript; 72%; Engenheiro de dados, 75%; Investidor Day Trader, 69%; Assistente de mídias sociais, 60%; Consultor de investimentos, 61%; Desenvolvedor de plataforma Salesforce, 58%; Recrutador especialista em Tecnologia da Informação, 56%; Coach de metodologia Agile, 53%. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS