Tradição e fé na Paixão de Cristo
Celso Cordeiro Filho 18/04/2019 20:05 - Atualizado em 27/04/2019 11:45
Paixão de Cristo
Paixão de Cristo / Divulgação
Mantendo a tradição iniciada em 1982, o Grupo de Teatro Sacro Dom Carlos Alberto Navarro apresenta a 38ª encenação da “Paixão de Cristo”, nesta sexta-feira (19), às 20h30, na praça do Santíssimo Salvador. Antes, às 16h, terá a Procissão do Senhor Morto que sai da Igreja São Bendito percorrendo as ruas centrais da cidade e terminando na Catedral do Santíssimo Salvador.
Na montagem intitulada “Eu sou a Ressurreição e a Vida”, o ator Otaviano Mathins faz sua estreia no papel de Jesus. Por mais um ano, Dorinha Martins, dará vida a Maria. Pedro Fagundes viverá Caifás, acompanhado de Flávio Rodrigues (Pilatos), Rodri Mendes (Herodes). O espetáculo tem direção geral de Pedro Carneiro, com roteiro de Dorinha Martins, direção de audiovisual de Antônio Filho, assistência de direção de Cida Melo, adereços cênicos de Walter Escovão e coreografia de Jovana Anacleto.
Em São da Barra, dentro da programação do Circuito Religioso, momentos da vida de Cristo serão encenados por artistas sanjoanenses divididos em dois espetáculos teatrais Auto da Paixão. O primeiro acontecerá nesta sexta-feira, às 19h, em Barcelos, na Escola Municipal Elysio de Magalhães. Na sede do município, a apresentação será após a procissão do Senhor Morto — prevista para as 19h —, com o grupo Arte-Cristo, no palco oficial, na Praça São João Batista.
O diretor do grupo Companhia de Teatro de Barcelos, Albert Campos, destacou a importância dos 16 anos do teatro no distrito e relatou que, neste ano, o espetáculo terá como tema “E se fosse hoje?”. “A encenação contará com a participação de 123 atores e seis cantores. O ponto principal será a Companhia de Dança Thayná Abreu que, com 15 bailarinas, fará uma participação no Palácio de Herodes, além de efeitos especiais, telão e a presença de cavalos para compor o cenário”, acrescentou Albert.
Um dos diretores do grupo Arte-Cristo, Luiz Fabiano Machado, disse que neste ano o teatro completará 33 anos, sempre com artistas da cidade. “200 pessoas da cidade estarão participando do espetáculo da Paixão de Cristo, que possuirá cerca de duas horas de duração. O cenário está assinado por Thiago Araújo”, afirmou Fabiano, relatando que serão mostradas as cenas como a sermão da montanha; a cura de um cego; e a primeira festa no Palácio de Herodes, reunião no sinédrio; última ceia; o Horto das Oliveiras; Palácio de Pilatos.
Em Quissamã, O Auto da Paixão, apresentação tradicional na Semana Santa, reúne teatro, música, dança e religiosidade no seu sentido mais amplo, levando ao público os momentos finais da vida de Jesus Cristo. O espetáculo será atração nesta sexta-feira, às 20h, na Rua Conde de Araruama, 425, em frente à Prefeitura. Este ano, o tema será “Da tentação do paraíso à tentação da traição”, sob a direção da professora Leize Maciel, com elenco de 56 componentes, entre alunos da Oficina de Teatro do Centro Cultural Sobradinho, atores locais e pessoas da comunidade. Também integram o grupo quatro dançarinos da Oficina de Dança, dirigidos pela professora Dalva Pessanha.
Para o Festival de Outono, a Prefeitura de Campos preparou uma programação para este final de semana com shows variados em dois pontos de refúgio da cidade, a praia de Farol de São Thomé e a Lagoa de Cima. O evento vai do rock ao funk na Arena Show do espaço multiuso da praia, e do pop ao sertanejo na praça de Lagoa de Cima.
Neste sábado (20), em Farol, a partir das 20h, a festa começa com DJ Gugu, seguido da banda Segredo de Estado e, para fechar a noite, show do cantor Sandro Balli. Na mesma noite, seguindo a programação, em Lagoa de Cima o público terá DJ Beto Gusmão e banda de sertanejo e forró Catukaí. Domingo (21), os shows são no Farol. A partir das 16h, DJ Givas Martins começa nas pick-ups e, logo depois, o público entra no clima do pagode com a banda Copo Cheio. Para fechar a noite, o grupo Os Mulekes se apresenta.
O Sana, em Macaé, será palco, neste feriadão da Semana Santa, do 3º Incrível Encontro de Palhaços e Circo. O evento será realizado no Espaço Cria Sana e contará com 20 espetáculos, 8 shows musicais, 3 oficinas e 100 artistas nacionais e internacionais. A programação, que tem apoio da secretaria Municipal de Cultura, começará nesta sexta-feira e vai até terça-feira (23), em diversos horários, com entrada franca. Fabiano Freitas, um dos organizadores do 3º Encontro, explica que o evento é voltado para todos os públicos, contemplando várias atrações e apoiadores.
Pelo segundo ano consecutivo, Grussaí, distrito de São João da Barra, recebe neste sábado (20) e domingo (21) o Festival do Caranguejo, no Polo Gastronômico, situado à beira-mar, na avenida Atlântica. Durante os dois dias serão servidos pratos variados relacionados ao tema do Festival no valor de R$ 20,00 e outras especialidades já tradicionais. Em frente ao Polo Gastronômico, uma escultura de caranguejo foi erguida, e é mais um atrativo turístico, que lembra o nome da praia, Grussaí, e vem de um pequeno caranguejo chamado “grauçá-y”.
Neste feriadão da Semana Santa Rio das Ostras oferece uma série de eventos para toda a família, e um deles é o Projeto “Dançando na Praça”. Quem gosta de dançar vai poder curtir neste sábado, a partir das 17h30, mais uma edição do projeto na Praça José Pereira Câmara, no Centro.
Uma narrativa panorâmica sobre a vinda do Messias, desde a anunciação feita pelos profetas até a sua ressurreição, está reunida no musical “Foi Por Você”. O espetáculo, uma realização da Escola de Música Acorde Maior, vai ser apresentado neste sábado, às 20h, no Teatro Popular de Rio das Ostras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS