Obra ainda aguarda retomada
20/04/2019 08:15 - Atualizado em 20/04/2019 10:22
Genilson Pessanha
Parada há mais de quatro anos, a obra do Shopping Popular Michel Haddad, em Campos, é uma das construções que se arrasta para ser entregue. A demora na conclusão da obra já foi alvo de inúmeras manifestações, sendo a última realizada no dia 5 de abril. Iniciada em 2014, a retomada da construção deve estar próxima, isso porque a Prefeitura anunciou no início deste mês que os trabalhos recomeçarão ainda nesta quinzena.
 
 
Atualmente, o Shopping Popular está com 60% da obra concluída. Quando deslocou os camelôs para o espaço atual, no Parque Alberto Sampaio, a gestão passada deu prazo de um ano e oito meses para a conclusão da obra, ou seja, até novembro de 2015. O investimento do projeto seria de R$ 9.985.938,34.
Em meados de 2016, já com o prazo inicial ultrapassado, a previsão foi estendida para dezembro. Porém, a gestão da ex-prefeita Rosinha Garotinho, terminou sem que a obra fosse concluída. No início da atual gestão, em 2017, o prefeito Rafael Diniz citou as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município como motivo para que a mesma não tivesse continuidade naquele momento.
Segundo a Prefeitura de Campos, o planejamento para a retomada da construção foi intensificado no final de 2018 para que os serviços pudessem ser retomados neste ano. A previsão é de que a área seja entregue no próximo semestre.
— O prefeito Rafael Diniz autorizou a retomada das obras e os serviços começam ainda neste mês de abril. Temos 60% da obra finalizada, então ainda há uma boa parte a ser feita, mas vamos conseguir cumprir nosso planejamento de retomada neste ano e entregar a obra o quanto antes — explicou o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cledson Bitencourt.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Campos (Codemca), Vinicius Viana, lembrou das reuniões de planejamento para a retomada das intervenções. “Tivemos várias reuniões com o prefeito Rafael Diniz e a Secretaria de Infraestrutura para organizar o orçamento. Outras reuniões com os representantes dos permissionários foram realizadas ao longo desses dois anos. Essa é uma obra prometida há muitos anos, iniciada em 2014 e que a cidade e os trabalhadores do Shopping Popular merecem”, pontuou.
Genilson Pessanha
Camelôs fecharam rua em manifestação
Cerca de 100 permissionários do Shopping Popular Michel Haddad realizaram uma manifestação na tarde do último dia 5 de abril, no Centro de Campos. Com cartazes, eles fecharam o cruzamento da rua Tenente Coronel Cardoso (Formosa) com a avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão) para reivindicar o retorno das obras da nova estrutura do Shopping Popular. O ato durou cerca de uma hora. Na ocasião, os trabalhadores pediram uma reunião com o prefeito Rafael Diniz. A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal garantiram a segurança no local.
Um dos permissionários, Marinaldo de Almeida, de 59 anos, chegou a dizer que os trabalhadores esperam a entrega da obra há cinco anos, e, enquanto isso, eles se encontram em uma estrutura cujas condições de trabalho seriam insalubres.
O camelô Elias de Azevedo, de 39 anos, também destacou que a manifestação foi pacífica e teve como objetivo chamar a atenção da imprensa e da população para a causa dos trabalhadores. Atualmente, são 575 boxes instalados, com 1.500 trabalhadores no Shopping Popular.
O novo projeto prevê 447 boxes, vestiários, sanitários, fraldários, praça de alimentação, sala de primeiros socorros e setores administrativos.
CDL cobrou e projeto Viva o Centro é lançado
No último dia 10, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) cobrou uma posição da Postura Municipal sobre a presença de camelôs nos corredores de comércio de Campos, principalmente no Centro, prejudicando lojistas e causando transtornos a pedestres.
O presidente da CDL, Orlando Portugal, lembrou que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estava sendo cumprido pelos camelôs, mas, diante das constantes irregularidades, parece ter perdido efeito.
Um dia após a cobrança, a Prefeitura lançou o programa Viva o Centro, durante reunião com representantes de entidades do comércio, na Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic). O programa reunirá ações de diferentes secretarias, para humanizar e mudar a cara do Centro. Entre as ações, a retirada de canaletas do Calçadão, a substituição de postes, novo esquema de limpeza e recolhimento de lixo, mais bicicletários e reforço na fiscalização para inibir a ação de ambulantes não legalizados.
O programa também terá ações direcionadas a pessoas em situação de rua, e a Prefeitura, atendendo solicitação de comerciantes, deverá recorrer ao Ministério Público para solucionar problemas relacionados à concessionária de energia elétrica Enel.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS