Goytacaz ganha novo personagem virtual
Matheus Berriel 23/04/2019 14:57 - Atualizado em 06/05/2019 13:34
Divulgação
Em virtude da comemoração do Dia do Índio, na última sexta-feira (19), o Goytacaz lançou nas redes sociais o personagem Yahto. Trata-se de uma espécie de mascote virtual inspirado nos índios goitacás, com nome de origem indígena que significa Azul. O personagem surgiu em um trabalho acadêmico do designer gráfico Christian Cordeiro, feito em 2017, no Instituto Federal Fluminense (IFF), em parceria com o quissamaense Willian Corrêa. Pelo menos por enquanto, Yahto não substituirá o mascote oficial, Curumim, mas a mudança pode acontecer futuramente, dependendo da aceitação da torcida.
— Era para fazer um redesign de alguma marca famosa. Tinha como opção o Goytacaz. Como gosto muito de futebol e a minha dupla também, a gente optou mesmo pelo Goytacaz, até por ser o meu time. O outro menino, de Quissamã, passou a gostar do Goytacaz depois deste trabalho — disse Christian, que já terminou as disciplinas na faculdade e está na fase do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O trabalho acadêmico previa modificação em toda a marca, baseado em pesquisa própria. A proposta de escudo foi feita pelos dois. Willian desenhou modelos de uniformes, enquanto Christian criou Yahto com traços dos índios que habitaram o território de Campos no passado. Ainda em 2017, o resultado do trabalho foi mostrado à diretoria do clube, inclusive ao presidente Dartagnan Fernandes. Yahto chegou a ser apresentado aos torcedores em uma postagem no Facebook, mas o projeto de utilização do personagem não foi levado adiante. Acabou sendo retomado agora, com aval do diretor de marketing e comunicação, Bruno Adegas.
Divulgação
— Não é um novo mascote. É um personagem digital que vai interagir pelas redes sociais, Facebook e tudo. Lá na frente, se ele realmente cair no gosto da galera, da torcida, ele pode se transformar no mascote. Existe a possibilidade — afirmou Bruno. Segundo o diretor, Christian também deu sugestões para o modelo dos novos uniformes que serão lançados visando a participação na Série B1 do Campeonato Estadual. Em relação ao escudo, não há planos de mudança, devido à tradição e representatividade do atual.
Divulgação/Goytacaz
No último domingo (21), Yahto já apareceu nas redes sociais desejando feliz Páscoa. No desenho, assinado por Christian, o personagem alvianil carrega um carrinho de mão com um coelho e vários ovos. A tendência é que ele dê as caras novamente nas próximas datas comemorativas, para alegria principalmente da criançada alvianil.
— Eu não esperava que o Yahto fosse tão bem aceito pelas pessoas de dentro do Goyta. De fora, a maioria fica naquela coisa: “prefiro o antigo”. Mas, tem gente que não entende que esse meu ainda é um curumim (criança indígena). A diferença é que é um curumim goitacá. O outro é um curumim genérico, você percebe na própria aparência. O outro tem aquele cabelo lisinho igual a todos que você vê por aí. Esse é um índio goitacá, bem com a cara do original — mencionou o artista.
Outro trabalho — Christian, que também torce pelo Flamengo, fez recentemente uma charge em homenagem às vítimas do incêndio do Ninho do Urubu e seus familiares. Nela, o urubu do Flamengo aparece sendo consolado pelos mascotes de Vasco, Botafogo e Fluminense. A charge foi reproduzida em canais de televisão e viralizou na internet.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS