O Ibope divulgou nesta quarta-feira (17) o resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição para governador no Rio de Janeiro. O levantamento foi realizado entre segunda-feira (15) e quarta-feira (17) e tem margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos. Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes: Wilson Witzel (PSC) com 60% e Eduardo Paes (DEM) 40%. Mais cedo, o instituto Paraná Pesquisas também divulgou pesquisa de intenção de votos para o governo do Estado.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Nos votos totais, Witzel tem 51%, enquanto Paes soma 34%. Brancos e nulos chegam a 9%. Já 5% dos entrevistados responderam não saber em quem responder.
Rejeição
A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para governador. Paes lidera no índice negativo. O instituto perguntou: “Para cada um dos candidatos a Governador do Rio de Janeiro que eu citar, gostaria que o(a) sr(a) me dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele:”