No Dia da Árvore, 715 mudas frutíferas doadas
- Atualizado em 21/09/2018 13:43
Setecentas e quinze mudas de árvores frutíferas foram doadas nas quatro primeiras horas do Projeto “Frutas no Quintal”, realizado nesta sexta-feira (25), pela superintendência de Agricultura e Pecuária, na sede do órgão, localizada no Horto Municipal, em comemoração ao Dia da Árvore. O projeto que tem parceria com a Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo, distribuiu mais de 9 mil mudas desde o seu início, em janeiro de 2017.
Ao todo, foram disponibilizadas mil mudas das espécies Ingá, Abio, Noni, Jenipapo, Manga, Pimenta, Amora, Caju, Mamão e Jaca, além de diversas sementes de hortaliças. No ato da doação, uma equipe técnica do órgão faz o cadastro das pessoas, anotando dados pessoais e quais espécies foram levadas e onde pretendem fazer o plantio.
Supcom
— Em função do Dia da Árvore, disponibilizamos desta vez, cinco mudas por pessoa, diferente das outras edições que eram duas. Outro fato que é importante destacar é a doação de mudas de manga, jaca, jenipapo e ingá, que são árvores de grande porte e que têm dupla finalidade, além de dá frutos, elas ajudam na recuperação das nascentes. No momento da entrega, a nossa equipe está orientando em relação ao plantio correto, além dos cuidados. Vamos fazer as visitas técnicas para acompanharmos o crescimento das mudas. Essa parceria é fundamental, pois é com ela que conseguimos ter uma produtividade maior e melhor das mudas — destacou Nildo Cardoso.
O aposentado Valter Fidelis Mendes, 58 anos, que estava acompanhado da esposa Maria do Carmo Mendes, 58, conta que ter árvores frutíferas em casa, é a garantia de um fruto saudável e fresquinho. “Tenho um sítio em Ibitioca, onde estou fazendo várias plantações e, sabendo dessa ação, vim buscar outras mudas que não tenho em minha propriedade como abio, manga e jaca. É bom saber que podemos contar com esse tipo de ação”, disse Valter.
A dona de casa Enecilda Souza Melo, 67, e a prima Maria da Penha Alves foram buscar as cinco mudas para plantar na chácara. “Fui criada em uma casa que tinha muitas árvores frutíferas e, agora, não está sendo diferente em minha casa. Tenho várias que dão muitos frutos, mas estou levando abio, amora, caju, jenipapo e ingá para aumentar as nossas riquezas que são as frutas”, relatou Enecilda. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS