Educadores concluem escolha do livro didático
- Atualizado em 20/09/2018 17:38
Com uma adesão recorde de escolas, os educadores da rede municipal concluíram a escolha do material didático para o primeiro segmento de Ensino Fundamental que será utilizado pelos próximos quatros anos, a partir de 2019. Ao todo, 97,5% das unidades escolares da rede participaram da seleção, que não acontecia há aproximadamente oito anos entre professores do 1º ao 3º ano. O material será fornecido gratuitamente pelo Ministério da Educação (MEC) e será consumível, ou seja, os alunos poderão levá-los para casa e fazer exercícios neles.
Supcom
Outra novidade este ano será que, pela primeira vez, haverá escolha de livros para literatura infantil a ser trabalhado em sala de aula. Esta seleção ainda será iniciada nas próximas semanas. Para Ana Raquel Pourbaix, coordenadora de Língua Portuguesa da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e coordenadora do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a forte adesão fortaleceu e possibilitou o PNLD Literário.
— Teremos oportunidade de trabalhar autores clássicos como Pedro Bandeira, Ruth Rocha, Tattiana Belinky, entre outros, da creche ao 5º ano. É uma grande conquista para a Educação do município. Além disso, o resultado da nossa adesão na escolha dos livros de diferentes áreas do conhecimento é muito significativo. Mostra a importância de um processo transparente, democrático e participativo, com a autonomia da escola sobre a orientação das diretrizes curriculares da Smece — destaca Raquel.
Os educadores escolheram livros de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Naturais, Ciências Humanas (História e Geografia) e de projetos integradores, que envolve diferentes áreas do conhecimento com temáticas contemporâneas como sustentabilidade, cultura africana, cultura indígena, dentre outros.
A escolha do material foi iniciada em 23 de agosto e encerrada no último dia 12. Entretanto, antes dos educadores acessarem o programa do PNLD e selecionarem o material que acharam mais adequado, um reunião foi realizada com professores, gestores, pedagogos e coordenadores de área da Smece, apresentando as opções. Na ocasião, foi formada uma comissão técnica, composta por especialistas nas diferentes áreas de conhecimento exigidas pelo MEC, que avaliaram o material e deram um panorama, apresentando critérios específicos de cada disciplina. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS