Encontro para fechar negócios
Jane Ribeiro 15/09/2018 16:53 - Atualizado em 17/09/2018 18:18
Porto do Açu e Sebrae criaram, em 2012, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Locais
Porto do Açu e Sebrae criaram, em 2012, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Locais / Ascom
As micro e pequenas empresas de Campos e região vão ter a oportunidade de apresentar seus produtos e, quem sabe, fechar bons negócios na 3ª Rodada de Negócios do Porto do Açu, que acontece nos dias 19 e 20 de setembro no Sesc Grussaí, em São João da Barra. O encontro será realizado pelo Sebrae, em parceria com o Porto do Açu e com o Comitê de Suprimentos do Complexo do Açu, que reúne representantes das empresas instaladas no local. As micro e pequenas empresas interessadas em fornecer bens e serviços para o empreendimento poderão participar e apresentar diretamente aos responsáveis pelo setor de compras das grandes companhias ali instaladas.
O Porto do Açu e o Sebrae criaram, em 2012, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Locais (PDFL). A ideia é contribuir para a qualificação dos micro e pequenos empresários da região.
Desde de que o projeto foi criado, mais de 1.678 empresas locais foram qualificadas nos encontros envolvendo possíveis fornecedores.
As empresas que participarão como âncoras nesta rodada serão Porto do Açu, TechnipFMC, NOV (National Oilwel Varco), B-Port, Ferroport, DOME, Açu Petróleo e Andrade Gutierrez.
Os empresários interessados em participar da rodada devem fazer uma pré-inscrição, através do link https://dinamus.rodadasonline.com.br/.
Para o coordenador regional do Sebrae no Norte Fluminense, Gilberto Soares, essa é a oportunidade das micro e pequenas empresas divulgarem seus produtos e movimentar a economia local.
— Essa é a oportunidade das empresas âncoras do porto conhecer o que se pode adquirir nos municípios próximos, como Campos e São João da Barra. O primeiro contato é muito difícil e a rodada é onde se pode estreitar o relacionamento. A orientação é para que levem todo material como cartão de visita e folders. Alem das empresas âncoras vão estar presente cerca de 150 micro empresas que podem fazer negócios entre elas — informou Gilberto.
Para o gerente de Suprimentos da Porto do Açu, Gilberto Costa, esta é mais uma oportunidade de se aproximar dos fornecedores locais: “Atender as necessidades do Complexo através das empresas da região é interessante para ambas as partes. Para nós, por exemplo, significa reduzir custos, distâncias e prazos”, ressaltou.
Microempresa que hoje é grande fornecedora
Uma ideia que vem dando certo e agradando aqueles que participam. Esse é o caso da empresária Leilany da Mata, que representa a empresa Clarus Distribuidora. Ela conta que vem fornecendo material para seis empresas localizadas no porto desde 2012. Segundo ela, as rodadas de negócios são oportunidades de estar mais perto das grandes empresas e se tornar grande fornecedor.
— A experiência que a minha empresa teve foi muito positiva. Desde 2012 que estou tendo a oportunidade de apresentar para as grandes empresas o meu produto. Essa é a terceira que eu vou participar e desde então eu atendo a seis empresas no fornecimento de material de higiene e equipamentos. Essa é a oportunidade de estarmos próximos dos grandes investidores. Foi na rodada que eu consegui me manter no mercado dentro do Porto do Açu e conhecer as novas empresas — informou a empresária.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS