Bares recebem bate-papo sobre ciência
Jane Ribeiro 14/05/2018 21:57 - Atualizado em 15/05/2018 13:41
Discutir temas científicos em um lugar descontraído. Ou melhor, em um bar. Essa foi a opção de um grupo de pesquisadores, cientistas, especialistas e profissionais, que escolheram o ambiente conhecido pelo “happy hour” para levar o conhecimento obtido nas universidades e instituições de pesquisa até às pessoas fora do mundo acadêmico. Este é o Pint of Science Festival, um evento mundial que é realizado em diversas cidades de distintos países e que discute temas ligados ao dia a dia das pessoas, como cerveja, obesidade, música, mudanças climáticas, contaminantes e ansiedade.
O Pint of Science surgiu em 2013 na Inglaterra, justamente com a motivação de levar a ciência até as pessoas de maneira natural e informal. Ele chegou ao Brasil em 2015, em São Paulo. Em 2016, o evento se expandiu para sete cidades brasileiras, aumentando para 22 em 2017.
Em Campos, o evento foi organizado por um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e está sendo realizado no Bar Seu Evaldo e no Black Bird Gastrobar. As conversas sobre ciência continuam até quarta-feira. O primeiro encontro reuniu pessoas de várias idades que interagiram em torno do tema obesidade e nutrição. A ideia é pagar apenas o que for consumido nos estabelecimentos – não há necessidade de inscrição e não há emissão de certificado. “A nossa proposta é conversar com as pessoas sobre ciências, mas de uma maneira diferente, sem o linguajar técnico, bem descontraído. O nosso evento é oficializado e hoje são 56 cidades no Brasil e junto com a Espanha é o país que mais tem cidades participantes. O evento é cheio de regras que devem ser cumpridas. É um evento bem legal que espero que de certo para os próximos anos”, informou a coordenadora local Aline Intorne.
Durante o festival, cientistas de 21 países irão para os bares falar de suas pesquisas enquanto tomam uma cerveja e comem algum petisco. A ideia é tirar a ciência dos laboratórios e mostrar que as pesquisas estão presentes no dia a dia de todos. A nutricionista Samara Bernardo foi uma das palestrantes. Segundo ela, discutir assuntos que são importantes de forma descontraída é muito interessante. “O objetivo nosso é mostrar que a ciência pode estar em qualquer lugar. Vou falar sobre nutrição dentro de um bar. Levar informações e chamar a atenção dos males que a falta de uma boa alimentação pode fazer para o der humano”, disse ela.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS